Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

México inicia voos de repatriação voluntária de migrantes haitianos

Plano organizado entre o governo do Haiti e do México levou 70 pessoas de volta para o país de origem

Internacional|

Haitianos são repatriados por voos que saíram do México
Haitianos são repatriados por voos que saíram do México Haitianos são repatriados por voos que saíram do México

Um grupo de 70 migrantes haitianos foi repatriado voluntariamente nesta quarta-feira (29) por autoridades mexicanas, como parte de um plano coordenado com o governo do Haiti, informou o Instituto Nacional de Migração do México (INM).

Os migrantes - 41 homens, 16 mulheres e 13 menores - partiram da cidade de Villahermosa (estado de Tabasco, sudeste) em direção a Porto Príncipe, capital do Haiti, detalhou o INM.

Ambos os governos concordaram em "iniciar o retorno voluntário assistido de migrantes estabelecidos no México para seu país de origem", acrescenta o texto.

Os estrangeiros permaneceram na Cidade do México, assim como nos estados de Hidalgo, México (centro) e Tabasco, indicou a instituição.

Publicidade

Essas ações fazem parte dos acordos alcançados em uma mesa de diálogo entre representantes do México e do Haiti, instalada em 21 de setembro, “para atender às necessidades das pessoas de origem haitiana localizadas em território nacional”, explicou o INM.

Leia mais: Corpos de 10 possíveis migrantes são encontrados no Panamá

Publicidade

Dezenas de milhares de haitianos foram protagonistas, nos últimos três meses, de um êxodo que cruzou o continente de lugares distantes como Chile e Brasil para realizar o sonho de chegar aos Estados Unidos em busca de asilo.

Diante da recusa de Washington em recebê-los, muitos deles estão optando por refugiar-se no México e buscar oportunidades no país latino-americano, dado o caos que reina em seu país, um dos mais pobres e conflituosos do Hemisfério Ocidental.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.