Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Obama pede calma e diz que Ferguson representa os desafios de todo o país

Primeiros distúrbios em Ferguson começaram logo depois do anúncio do grande júri

Internacional|

O presidente Barack Obama já tinha pedido calma à população na última sexta-feira (21)
O presidente Barack Obama já tinha pedido calma à população na última sexta-feira (21) O presidente Barack Obama já tinha pedido calma à população na última sexta-feira (21)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu calma à população na noite desta segunda-feira (24), depois de saber que o policial que matou o jovem afro-americano Michael Brown não será indiciado, e admitiu que o caso "evidencia" os desafios ainda pendentes para um país com uma história de discriminação racial.

"Nas últimas décadas, fizemos grandes progressos nas relações raciais, fui testemunha disso em minha própria vida, mas ainda há problemas, as comunidades de cor não os inventam", disse Obama em um pronunciamento não programado na Casa Branca.

"Este não é só um assunto de Ferguson, este é um assunto de todos os Estados Unidos", acrescentou o presidente.

Obama proferiu essas palavras poucos minutos depois da decisão do grande júri sobre o caso, que ocorreu em agosto e gerou uma forte onda de distúrbios raciais.

Publicidade

Além disso, o caso trouxe à tona a questão racial e a violência policial no país. Obama começou seu discurso lembrando que os pais de Michael Brown pediram que as pessoas não recorressem à violência durante os protestos e defenderam um debate construtivo, que promova mudanças, para que a morte de seu filho não seja em vão.

Grande júri decide não acusar policial por morte de jovem negro em Ferguson

Publicidade

Missouri em chamas: Manifestantes e autoridades têm noite de violência após justiça liberar policial

"Aos que estão em Ferguson, há maneiras de canalizar suas preocupações construtivamente", destacou o presidente em um discurso de nove minutos, no qual admitiu que o mal-estar é "compreensível", mas pediu que as pessoas aceitassem a decisão judicial. A família de Brown pediu uma resposta pacífica e quatro minutos e meio de silêncio após saber da decisão judicial.

Publicidade

No entanto, os primeiros distúrbios em Ferguson começaram logo depois do anúncio do grande júri. Por enquanto, foram divulgadas imagens de depredação em veículos e imóveis. Algumas testemunhas afirmaram que a polícia do condado de Saint Louis está utilizando gás lacrimogêneo para dispersar os protestos, mas os agentes argumentam que é apenas fumaça.

O presidente Barack Obama já tinha pedido calma à população na última sexta-feira (21), diante da decisão iminente do júri, uma solicitação que foi repetida hoje por líderes estaduais e locais.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.