Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONU alerta sobre perigo de conflito em grande escala na Ucrânia

Forças nacionais não vão abandonar cessar-fogo, diz porta-voz

Internacional|Do R7, com agências internacionais

A ONU alertou nesta quarta-feira (12) sobre o aumento da tensão registrado nos últimos dias no leste da Ucrânia e advertiu sobre o perigo das hostilidades recentes serem transformadas em "combates em grande escala".

A advertência foi lançada pelo secretário-geral adjunto interino da ONU para Assuntos Políticos, Jens Anders Toyberg-Frandzen, ao dar um panorama da situação no país em reunião do Conselho de Segurança.

"Estamos seriamente preocupados pela possibilidade do retorno de combates em grande escala", disse o representante da ONU. "A única alternativa é que a luta termine e que os ucranianos possam viver em um país estável e seguro", acrescentou.

Presidente ucraniano pede que seja evitada uma terceira guerra mundial

Publicidade

Regiões do leste da Ucrânia elegem Zakharchenko e Plotnitski como líderes separatistas

Nos últimos dias houve uma série de enfrentamentos nas regiões de Donetsk e Lugansk e denúncias sobre novas incursões de tropas e equipamentos russos para apoiar as forças rebeldes separatistas do leste da Ucrânia.

Publicidade

A Organização sobre a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) informou sobre a entrada na terça-feira (11) em Donetsk, principal reduto pró-Rússia, de um novo comboio com 43 caminhões militares sem distintivo que transportavam plataformas de lançamento de mísseis e canhões.

Em seu discurso, Toyberg-Frandzen disse que a situação em Donetsk e Lugansk é similar à vivida antes dos acordos assinados de cessar-fogo em Minsk em 5 de setembro pelo governo da Ucrânia e os rebeldes pró-Rússia.

Publicidade

Segundo o diplomata da ONU, esse acordo de cessação de fogo está sob "contínuo e grave" perigo. 

Forças do governo da Ucrânia não têm intenções de renunciar ao cessar-fogo no leste do país, controlado por separatistas, disse nesta quinta-feira (13) um porta-voz militar.

"Não há intenção de abandoná-lo", disse o porta-voz Andriy Lysenko a repórteres, apesar de alertas de que separatistas pró-Rússia estão reforçando suas forças e podem lançar uma nova ofensiva.

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.