Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia britânica abre investigação sobre fundação do príncipe Charles

Organização do herdeiro do trono britânico teria recebido doações em troca da concessão de títulos honorários a um cidadão saudita

Internacional|

Fundação do príncipe Charles é investigada por suposto esquema de concessão de títulos honorários
Fundação do príncipe Charles é investigada por suposto esquema de concessão de títulos honorários Fundação do príncipe Charles é investigada por suposto esquema de concessão de títulos honorários

A polícia de Londres anunciou, nesta quarta-feira (16), que abriu uma investigação sobre doações à fundação do príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, que teriam sido feitas em troca da concessão de títulos honorários.

"Esta decisão é consequência da análise de uma carta de setembro de 2021. Está relacionada a matérias da imprensa sobre supostas ofertas de ajuda para garantir honras e cidadania [britânica] a um cidadão saudita", explicou a Scotland Yard em um comunicado, acrescentando que ninguém foi detido.

Os investigadores entraram em contato com "pessoas suspeitas de terem informações relevantes", assim como com a Fundação do Príncipe, que "forneceu uma série de documentos".

Esse escândalo veio à tona no ano passado e afetou a imagem do herdeiro do trono.

Publicidade

Suspeita-se que seu agora ex-ajudante de ordens Michael Fawcett tenha usado sua influência para ajudar o empresário saudita Mahfouz Marei Mubarak bin Mahfouz, um generoso doador de instituições beneficentes ligadas à monarquia britânica, a ser agraciado com uma condecoração.

De acordo com o jornal Sunday Times, Mahfouz, de 51 anos, foi nomeado comandante do império britânico pelo príncipe Charles em uma cerimônia privada no Palácio de Buckingham, em novembro de 2016. O evento não foi incluído na lista oficial de compromissos reais.

Publicidade

Leia também

Receber essa distinção serviu para apoiar o pedido de cidadania britânica feito pelo saudita, relatou o jornal.

Mahfouz nega qualquer irregularidade nesse processo. Ele teria contribuído com grandes quantias para projetos de restauração. Fawcett pediu demissão em novembro de 2021.

Publicidade

A imprensa revelou ainda que a fundação do príncipe Charles aceitou centenas de milhares de euros de um doador russo, o que levou o órgão independente que regula as instituições de caridade na Escócia a fazer uma investigação.

O presidente da fundação, Douglas Connell, renunciou ao cargo, mas negou qualquer irregularidade.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.