Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tribunal eleitoral declara Evo Morales vencedor da eleição na Bolívia

Governo declara que o presidente foi reeleito para o quarto mandato, mas o site da Justiça eleitoral mostra que deveria haver segundo turno

Internacional|Fábio Fleury, do R7

Manifestantes ocuparam o centro de La Paz nesta segunda-feira
Manifestantes ocuparam o centro de La Paz nesta segunda-feira Manifestantes ocuparam o centro de La Paz nesta segunda-feira

O Tribunal Superior Eleitoral da Bolívia declarou o atual presidente do país, Evo Morales, como vencedor da eleição presidencial do último domingo (20), em pleno processo de recontagem dos votos. A decisão gerou tumulto no centro da capital, La Paz, com partidários do opositor Carlos Mesa protestando contra o resultado.

Segundo o governo, Evo teria sido declarado o vencedor para cumprir um quarto mandato quando, com 95,22% das urnas apuradas, ele tinha 46,86% dos votos, contra 36,73% de Mesa.

Números contraditórios

No entanto, os números publicados no próprio site da apuração deixam os resultados em dúvida. Segundo a última atualização, publicada às 21h53 (22h52 no horário de Brasília), Evo teria 46,4% dos votos, contra 37,07% de Mesa, com 98,98% dos votos apurados. Morales precisaria aumentar a diferença em 0,67%.

Publicidade

Leia também

Segundo a legislação boliviana, a eleição é decidida em primeiro turno se o primeiro colocado tiver maioria absoluta (50% mais 1 dos votos válidos), mas é possível vencer se o primeiro tiver mais de 40% dos votos válidos e 10% de diferença sobre o segundo colocado.

Como a margem entre Morales e Mesa não chega a 10 pontos percentuais, o opositor afirma que não irá reconhecer uma eventual vitória do atual presidente em primeiro turno.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.