Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após 8 horas, votação para eleição presidencial na Bolívia chega ao fim

Colégios eleitorais começaram a ser fechados a partir das 16 horas (horário local). Algumas das nove regiões do país já iniciaram as apurações

Internacional|EFE

Júris eleitorais iniciam contagem de votos neste domingo (20) em La Paz (Bolívia)
Júris eleitorais iniciam contagem de votos neste domingo (20) em La Paz (Bolívia) Júris eleitorais iniciam contagem de votos neste domingo (20) em La Paz (Bolívia)

Os colégios eleitorais na Bolívia começaram a ser fechados a partir das 16h (hora local) deste domingo (20), após oito horas de votação nas eleições presidenciais - nas quais Evo Morales busca a reeleição -, e para renovar os membros do Legislativo para o período 2020-2025.

As apurações já começaram em algumas das nove regiões do país.

Leia mais: Por que esta pode ser a eleição mais acirrada na Bolívia desde que Evo Morales assumiu o poder

Segundo a norma eleitoral, as mesas devem funcionar durante oito horas ininterruptas desde sua abertura, por isso o horário de fechamento pode atrasar naquelas que demoraram em abrir.

Publicidade

Além disso, as mesas devem continuar funcionando enquanto houver eleitores aguardando para votar.

O dia da votação na Bolívia transcorreu com normalidade, sem incidentes significativos, afirmou à Agência Efe, a presidente do órgão eleitoral do país, María Eugenia Choque.

Publicidade

Os primeiros resultados preliminares devem ser conhecidos a partir das 20h (horário local, 21h de Brasília), enquanto o resultado final deve ser divulgado em alguns dias, de acordo com a lei eleitoral do país.

Leia também: Eleições na Bolívia: o paradoxal sucesso das multinacionais na 'economia plural' de Evo Morales

Publicidade

Evo Morales, no poder desde 2006, busca um quarto mandato consecutivo até 2025, quando o país celebrará o bicentenário de sua independência.

Oito candidatos da oposição concorrem com o atual mandatário, entre eles o ex-presidente Carlos Mesa, apontado como maior possibilidade de chegar ao segundo turno.

O candidato que obtiver mais de 50% dos votos será proclamado vencedor, ou quem obtiver 40% com dez pontos de vantagem sobre o segundo.

Caso seja necessário, o segundo turno será realizado no mês de dezembro. EFE

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.