Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Veneza aprova 'taxa de entrada' para controlar turismo de massa

Antes, turistas pagavam taxa por cada noite que pernoitava na cidade, mas agora quem visitar a cidade por um dia pagará este imposto alternativo

Internacional|Da EFE

Veneza quer controlar tráfego de turistas
Veneza quer controlar tráfego de turistas Veneza quer controlar tráfego de turistas

A câmara municipal da cidade italiana de Veneza aprovou nesta terça-feira (26) a introdução de um novo imposto que deverá ser pago por quem visitar seu centro histórico, uma "taxa de entrada" com a qual se pretende controlar o turismo de massa.

Votaram a favor 22 dos 33 representantes locais presentes, graças à maioria da direita, e também se adotou uma diretiva para tornar imediata a aplicação desta norma, segundo um comunicado do consistório veneziano.

Em Veneza, como em outras cidades turísticas da Itália, o visitante precisava abonar uma taxa por cada noite que pernoitava ali, mas agora pagará este imposto alternativo aquele que só visitar Veneza para passar o dia.

Leia também

O objetivo é tirar proveito econômico do grande fluxo turístico da cidade, às vezes insuportável e que contribui para seu urgente despovoamento e seus altos preços, e empregar os fundos coletados para a manutenção do seu rico patrimônio.

Publicidade

A previsão é que a taxa comece a ser cobrada a partir do próximo mês de maio nesta cidade do norte da Itália e durante este ano custará 3 euros, enquanto a partir de 2020 aumentará para 6 euros.

O preço poderá chegar a 10 euros quando se registrar "um excepcional e crítico fluxo turístico".

Publicidade

O imposto, aprovado no Orçamento Geral do governo italiano para 2019, estará incluído na passagem dos meios de transporte com os quais se chega à cidade dos canais.

Estão isentos do seu pagamento as crianças menores de seis anos, os incapacitados, os esportistas federados, os torcedores de esportes que cheguem com veículos públicos e as autoridades institucionais, entre outros.

Por outro lado, foram descartadas as isenções aos convidados de cerimônias religiosas ou civis como casamentos, batismos e funerais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.