Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Você já me deu um herdeiro e um reserva', disse Charles à Diana após nascimento de Harry

História é contada no livro de memórias do duque de Sussex e reforça visão de que filho mais novo do rei era visto como 'plano B'

Internacional|Maria Cunha*, do R7

Príncipe Harry revela em autobiografia que sempre foi visto como "sombra" do irmão
Príncipe Harry revela em autobiografia que sempre foi visto como "sombra" do irmão Príncipe Harry revela em autobiografia que sempre foi visto como "sombra" do irmão

O livro de memórias do príncipe Harry, Spare (O que sobra, em português), é repleto de delarações polêmicas sobre a vida do duque de Sussex na realeza britânica.

Com a coroação de Charles 3º se aproximando, um trecho da obra sobre a forma que o rei enxergava os filhos ganha ainda mais relevância. 

O duque de Sussex tinha 20 anos quando ouviu a história de que o pai supostamente fez uma piada à princesa Diana no dia em que ele nasceu. "Maravilha! Você já me deu um Herdeiro e um Reserva — já fiz meu trabalho", teria dito o monarca. 

As denominações, no entanto, não foram utilizadas somente na possível brincadeira feita por Charles, mas também eram a forma como a imprensa e alguns familiares se referiam ao dois filhos do rei. 

Publicidade

"Esses termos volta e meia eram usados por mamãe, papai e vovô. E até pela vovó. O Herdeiro e o Reserva", diz Harry. "Eu era a sombra."

O príncipe ainda conta que era convocado a oferecer respaldo, distração, diversão e, se necessário, uma peça reserva ao irmão. "Um rim, talvez. Uma transfusão de sangue. Um pouco da medula óssea."

Publicidade

"Fui posto no mundo para o caso de alguma coisa acontecer com Willy. Isso tudo me foi esclarecido desde o começo da jornada da vida e depois era sempre reforçado", relembra o marido de Meghan Markle. 

Leia também

A ideia de que Harry era considerado um "plano B" era também fortalecida pela forma como ocorria a divisão do quarto em que ele dormia. Embora Balmoral tenha 50 dormitórios, os filhos do rei dividiam um deles, chamado pelos adultos de berçário. 

Publicidade

"Willy ficara com a parte mais espaçosa, com a cama de casal, uma pia de bom tamanho, um armário com portas espelhadas, uma bela janela com vista para o pátio, o chafariz, a estátua de bronze de uma corça. Minha parte era bem menor, menos luxuosa", explica duque de Sussex. 

No entanto, para Harry, tais memórias retratadas do livro não o ofendiam. "Não tinha nenhum sentimento em relação a isso, a nada. A sucessão era como o clima, ou a sucessão dos planetas, ou as mudanças de estação". 

*Estagiária do R7, sob supervisão de Pablo Marques

Harry e Meghan: veja sete revelações chocantes feitas em série documental

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.