Dores insistentes fazem com que Charles 3º ‘viva’ como um morcego
Uma passagem da autobiografia de Harry revela uma lesão crônica do monarca, que assumiu o trono do Reino Unido no último ano
Internacional|Do R7

A autobiografia do príncipe Harry, intitulada O que Sobra, divulgou diversas histórias do passado do duque de Sussex, além da intimidade da família real britânica. Mas poucas passagens são tão curiosas quanto uma sobre o atual rei do Reino Unido, Charles 3º.
De acordo com Harry, o monarca enfrenta fortes dores nas costas e no pescoço graças às lesões acumuladas ao longo dos anos pela prática de polo — esporte a cavalo em que se utilizam bastões para levar uma bola até o gol.
Embora o rei tenha acesso aos melhores médicos do Reino Unido, apenas um tratamento foi eficaz para cessar o sofrimento de Charles 3º: ficar de cabeça para baixo.
“Indicados pelo fisioterapeuta, esses exercícios eram o único remédio eficaz contra as dores constantes que meu pai sentia no pescoço e nas costas. Lesões antigas de polo, de modo geral. Ele se punha de ponta-cabeça todos os dias, usando apenas uma cueca samba-canção, apoiado contra a porta ou pendurado em uma barra feito um acrobata habilidoso”, diz Harry no livro.
A saúde de Charles 3º foi questionada pela imprensa logo após a morte de Elizabeth 2ª, em setembro do último ano. Os dedos do monarca, comparados a salsichas, viralizaram nas redes sociais.
Sem um posicionamento oficial da monarquia britânica, as teorias na internet se espalharam: abuso de álcool e sal, artrose e pressão alta. Entretanto, o professor da USP (Universidade de São Paulo) Paulo Camiz acredita que as mãos inchadas possam ser alguma doença reumatológica sistêmica.
Entenda melhor o caso na galeria abaixo:
Médicos explicam quais podem ser os problemas da mão de Charles
Desde a morte da rainha Elizabeth 2ª, no último dia 8, a rotina do novo rei do Reino Unido, Charles 3º, tem sido dividida entre as homenagens à mãe e a atenção que ele tem dado aos súditos que acompanham atentamente o funeral da monarca. Diferentement...
Desde a morte da rainha Elizabeth 2ª, no último dia 8, a rotina do novo rei do Reino Unido, Charles 3º, tem sido dividida entre as homenagens à mãe e a atenção que ele tem dado aos súditos que acompanham atentamente o funeral da monarca. Diferentemente de Elizabeth, Charles não é tão popular, e a mudança de postura dele nesses dias é percebida pela quantidade de apertos de mão que tem distribuído nos locais onde passa. Com isso, o inchaço das mãos do antigo príncipe de Gales chama muito atenção, e médicos explicam as possíveis causas





![Ramos acredita que, possivelmente, Charles 3º sofra de algum mal reumatológico.
"Quando [o inchaço] é especificamente nas mãos, ficamos mais ligados nas causas reumatológicas, doenças como as
que causam gota; pode ser a gota uma das causas, mas acho pouco provável", conta.
O reumatologista ressalta que "outras condições que causam inchaço das articulações
são as artrites. A artrite reumatoide é a principal causa de artrite
na população em geral, mas, por exemplo, a artrite psoriática
também é uma outra causa de artrite que pode provocar inchaços, e ela faz parte
de um grupo de doenças chamadas espondiloartrites, que caracteristicamente podem
dar esses chamados 'dedos em salsichas'"](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/FR5RONMJTFNJJEJHW2KE7SJK7U.jpg?auth=d171410f4779190eb0fc2efdfae2b3e272161b970c8596895b496958fbf79819&width=771&height=546)

