Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bombeiros se mobilizam em cidades de MG atingidas pela chuva 

Romeu Zema decretou situação de emergência em 31 municípios do estado nesta sexta-feira (10); duas pessoas morreram 

Minas Gerais|Giovana Maldini*, do R7

Chuva em Minas deixou moradores desabrigados
Chuva em Minas deixou moradores desabrigados Chuva em Minas deixou moradores desabrigados

O Corpo de Bombeiros faz operações em cidades do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, que foram atingidas por grande volume de chuvas nas últimas horas. Os municípios registraram alagamentos, desabamentos e enchentes.

Nesta quinta-feira (9), foi instalado o SCO (Sistema de Comando de Operações) nos locais, em ação conjunta dos militares e da Defesa Civil Estadual e outros órgãos.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), decretou situação de emergência em 31 cidades do estado em razão dos estragos causados pelas chuvas intensas desde o dia 7 de dezembro. O anúncio foi publicado no Diário do Executivo desta sexta-feira (10). 

A Defesa Civil Estadual confirmou duas mortes por causa das chuvas das últimas horas. Segundo o órgão, 215 pessoas ficaram desabrigadas e 1.289 foram desalojadas nos municípios mineiros afetados pelos temporais.

Publicidade

Veja a situação das cidades afetadas na região:

Itaobim

Publicidade

Em Itaobim, a 620 km de Belo Horizonte, a comunidade do Córrego do São João foi atingida pelas chuvas na quarta-feira (8). No local, uma ponte de madeira foi levada pela correnteza e uma ponte de concreto está comprometida.

Segundo os bombeiros, pelo menos oito famílias foram abrigadas em uma escola e estão sendo assistidas pela prefeitura. Algumas casas foram atingidas, mas não houve moradores ilhados nem feridos. A prefeitura está providenciando o decreto de calamidade pública, mas, de acordo com os militares, a situação está controlada.

Publicidade

Nesta sexta-feira, três militares devem fazer vistoria e monitoramento nas áreas de risco, além de dar orientações à população da cidade.

Águas Formosas

Assim como em Itaobim, a situação em Águas Formosas, a 613 km de BH, está controlada, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Alguns bairros ficaram sem água e sem energia elétrica.

Com as chuvas, aproximadamente 300 pessoas estão desalojadas e diversas casas foram alagadas, mas não há registro de vítimas. Os afetados foram encaminhados para abrigos da cidade.

Conselheiro Pena

Em Ferruginha, distrito de Conselheiro Pena, a 400 km de Belo Horizonte, pelo menos dez casas foram atingidas pelo aumento do nível do córrego, no entanto não foram registradas mortes nem perdas materiais.

Uma ponte e a estrada de acesso principal estão em condições ruins, de acordo com os militares, mas a Secretaria de Obras trabalha no local.

Cuparaque

Em Aldeia, distrito de Cuparaque, a 497 km da capital mineira, o córrego Santa Elisa já foi contido, mas oito casas foram atingidas. Segundo os bombeiros, não há famílias desabrigadas e desalojadas, e nenhum óbito foi registrado.

A prefeitura realizou o cadastramento dos atingidos e forneceu alimentação a eles. 

Fronteiras dos Vales

Já em Fronteiras dos Vales, a 780 km de BH, houve registros de alagamentos e desabamentos. Segundo o Corpo de Bombeiros, sete pontes foram afetadas e a população está com dificuldade de acesso às áreas rurais. Até o momento, contam-se 37 famílias desalojadas, que foram encaminhadas para abrigos.

Os militares informaram que vão atuar em vistorias e resgate de pessoas ilhadas.

Goiabeira

Em Goiabeira, a 455 km de BH, não há registro de danos. De acordo com os bombeiros, alguns moradores de áreas de risco foram alertados.

*Estagiária doR7, sob supervisão de Ana Gomes

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.