Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Metroviários não acatam decisão da Justiça e 200 mil ficam sem metrô em BH

Paralisação teve início às 0h e, segundo o Sindimetro, todas as estações estão fechadas

Minas Gerais|Thaís Mota, do R7

Estações amanheceram fechadas
Estações amanheceram fechadas Estações amanheceram fechadas

Apesar da decisão determinando o funcionamento do metrô em escala mínima de 50%, as estações do sistema de transporte em Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana da capital, estão fechadas na manhã desta sexta-feira (29). A paralisação dos metroviários faz parte de um protesto nacional contra o projeto de lei da terceirização e afeta cerca de 220 mil pessoas.

Segundo a assessoria de imprensa do Sindimetro (Sindicato dos Empregados em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais), até a manhã desta sexta, a diretoria do sindicato ainda não havia sido comunicada oficialmente sobre a decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Por isso, a paralisação foi mantida.

Leia mais notícias no R7 MG

Sindicatos prometem paralisações e protestos em todo o Brasil nesta sexta (29)

Publicidade

Além disso, segundo a entidade, a responsabilidade por elaborar uma escala mínima de funcionamento do metrô e de convocar os trabalhadores é da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos). Entretanto, a assessora informou que a empresa não teria feito nenhuma convocação ao sindicado ou aos funcionários. 

Já a CBTU assegurou que o Sindimetro foi notificado da decisão e que a liminar está sendo descumprida. Ainda conforme a empresa, a responsabilidade por convocar uma assembleia e comunicar a categoria sobre a determinação judicial é do sindicato. No entanto, isso não foi feito.

Conforme a decisão do TRT publicada na tarde de quinta-feira, uma escala minima de 50% de funcionamento do metrô deveria ser cumprida, prioritariamente no horário de pico (entre 5h30 e 10h e das 16h às 20h), para que o atendimento à população não fosse prejudicado. A ação cautelar foi impetrada pela CBTU.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.