Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moradores de ocupações urbanas fazem passeata pelas ruas de BH

Ato é acompanhado pela Polícia Militar e concentração vai acontecer na porta da prefeitura

Minas Gerais|Do R7

Manifestação segue de forma pacífica e acompanhada pela PM
Manifestação segue de forma pacífica e acompanhada pela PM Manifestação segue de forma pacífica e acompanhada pela PM

Cerca de 500 moradores de ocupações urbanas da região da Izidora realizam uma passeata na manhã desta quinta-feira (2) pelas ruas de Belo Horizonte. O ato começou por volta de 9h e está sendo acompanhado pela Polícia Militar. De acordo com a corporação, até o momento o protesto ocorre de forma pacífica.

O comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel Gianfranco explicou que os participantes já passaram pela avenida Waldomiro Lobo e seguem agora pela av. Cristiano Machado. Eles pretendem se reunir na frente da Prefeitura de Belo Horizonte, na av. Afonso Pena, no centro da capital mineira.

Leia mais notícias no R7 MG

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Publicidade

Ainda conforme os militares, foi acertado com a liderança do movimento de que nenhuma via seria interditada, para não causar transtornos à população.

Conflito

Publicidade

Os moradores protestam contra as tentativas de reintegração de posse ocorridas na ocupação conhecida como Izidora, na região norte de Belo Horizonte. O território é ocupado por 8.000 famílias das comunidades Rosa Leão, Vitória e Esperança, que reúnem sem-tetos que viviam de favor ou aluguel e não conseguiram casas populares de programas governamentais.

No dia 19 de junho, na iminência de terem as casas destruídas, 1.000 moradores fecharam a MG-010, em frente à Cidade Administrativa, e queimaram um ônibus. Houve confronto com a PM, na tentativa de liberar o trânsito, e um saldo de 30 presos e feridos, inclusive crianças atingidas por balas de borracha. 

Publicidade

Um grupo invadiu e destruiu o gabinete do deputado Cristiano Silveira (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, que não estava na sala para conversar com os manifestantes. 

BH tem hoje déficit habitacional de 100 mil moradias, enquanto o programa Minha Casa, Minha Vida, construiu 1.470 moradias para famílias que recebem até três salários mínimos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.