Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Protesto contra a terceirização reúne trabalhadores no centro de BH

Segundo entidades, 90% dos empregados em situação de escravidão são terceirizados

Minas Gerais|Do R7

Entidades se reuniram na rua dos Tamoios, no centro de BH
Entidades se reuniram na rua dos Tamoios, no centro de BH Entidades se reuniram na rua dos Tamoios, no centro de BH

Um protesto contra o projeto de lei que libera a terceirização ilimitada nas empresas reuniu entidades sindicais, membros do Ministério Público do Trabalho e do judiciário nesta segunda-feira (25) em Belo Horizonte. 

O ato reuniu cerca de 150 pessoas no quarteirão fechado da rua Tamoios, no centro de BH. Depois da concentração, o movimento ocupou a sede da Superintendência Regional do Trabalho, onde foi entregue uma carta aberta, assinada por 35 entidades contra a liberação da terceirização de atividade-fim. Hoje esta modalidade é proibida no Brasil.

Eles querem uma posição clara do ministro do Trabalho, Manoel Dias, que defende a regulamentação do PLC 30/15, mas já se manifestou contrário à terceirização irrestrita. 

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Publicidade

Saiba como votou cada deputado mineiro no projeto que libera terceirizações nas empresas

O procurador do Ministério Público do Trabalho Helder Amorim ressaltou que há 20 anos a terceirização tem sido usada com a finalidade de reduzir as conquistas obtidas pelos trabalhadores, além de enfraquecer o movimento sindical. 

Publicidade

— Esse modelo de terceirização esvazia o conteúdo e o sentido dos direitos fundamentais dos trabalhadores, sendo inclusive inconstitucional.

Na carta, é destacado que, nos últimos quatro anos, entre as 40 inspeções com o maior número de trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão, 36 envolviam terceirizados, de acordo com dados do Ministério do Trabalho. Portanto, entre 3.553 trabalhadores mantidos em péssimas condições, 2.998 (90%) eram terceirizados. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.