Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reitor da UFVJM faz publicações em apoio a atos em Brasília

'Essas pessoas têm motivos de estar lá', escreveu o professor Janir Alves Soares, que também se disse contrário ao vandalismo

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Sindicato e deputada querem exoneração do educador
Sindicato e deputada querem exoneração do educador Sindicato e deputada querem exoneração do educador

O professor Janir Alves Soares, reitor da UFVJM (Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri), com sede em Diamantina, a 290 km de Belo Horizonte, publicou mensagens e vídeos em redes sociais, no último domingo (8), em apoio aos atos registrados em Brasília contra a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) quer a exoneração do educador. Até o fim da tarde desta segunda-feira (9), a UFVJM ainda não havia se manifestado sobre os ataques extremistas na capital federal, como fizeram outras universidades federais no estado.

Em um vídeo publicado na tarde de domingo, o professor comentou as interdições realizadas nas estradas após a vitória de Lula e falou sobre a ocupação das sedes dos Poderes, no Distrito Federal.

"Nesta tarde, há poucos minutos, o povo assumiu o comando do Congresso Nacional de uma maneira pacífica. Tivemos a sensibilização, inclusive, das pessoas responsáveis pela guarda do Congresso", disse o Soares. "Parabéns a todos que não desistiram ao longo de 68 dias de luta, trabalho e defender as cores da bandeira", concluiu ele no vídeo.

Publicidade

Em seguida, o professor fez postagens em que se dizia contrário às cenas de vandalismo registradas durante os atos.

Em nova publicação feita nesta segunda-feira (9), o reitor postou uma imagem com uma menção à desconfiança da população em relação ao processo eleitoral e concluiu a declaração com um novo apoio aos atos. "Agora o povo cansou e está na Esplanada manifestando sua revolta com a palhaçada que foram essas eleições. Essas pessoas têm motivos para estar lá."

Publicidade

Manifestações

Na tarde desta segunda-feira, o Andes emitiu uma nota em que critica as publicações do reitor Janir Alves Soares e menciona o fato de ele ter sido nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Publicidade

Em entrevista ao R7, a professora Rivânia Moura, diretora do Andes Nacional, disse que o sindicato apoia o desligamento de Soares do cargo de reitor e informou que vai usar o caso para basear uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) que também pede o afastamento de 25 gestores do ensino superior nomeados por Bolsonaro.

"Vamos ao Ministério da Educação nesta semana para reforçar o pedido e vamos usar o caso do reitor da UFVJM como exemplo da grave situação", disse.

Nesta tarde, Beatriz Cerqueira (PT), deputada estadual de Minas Gerais, informou que acionou o Ministério da Educação com o pedido de uma investigação contra Soares e a exoneração do reitor. "A Universidade merece respeito e uma gestão que esteja a serviço do povo, não do terrorismo e golpismo", escreveu a parlamentar em um comunicado.

A reportagem tenta contato com o reitor Janir Alves Soares. Procurada, a UFVJM informou que ainda não tem um posicionamento sobre o assunto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.