Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo mostra que crime se combate com inteligência

Programa "Em Frente, Brasil" apresenta primeiros números expressivos, decorrentes da mobilização dos  governos federal, estaduais e municipais

R7 Planalto|Marco Antonio Araujo, do R7

Agentes da Força Nacional de Segurança também foram mobilizados
Agentes da Força Nacional de Segurança também foram mobilizados Agentes da Força Nacional de Segurança também foram mobilizados

O governo comemora os primeiros resultados do “Em Frente, Brasil”, projeto de combate à criminalidade violenta implantando em cinco cidades, desde 30 de agosto deste ano. Em seu primeiro mês, houve queda de 53% nos homicídios, em setembro, em comparação com igual período de 2018.

Afinal, a que se deve esse resultado expressivo e o que há a se comemorar? Os mais apressados podem atribuir a um sentimento geral de que houve endurecimento das ações policiais – trocando em miúdos, está dando certo a “licença para matar” que muito eleitores depositaram nas urnas de 2018.

Muita calma nessa hora. E informação, muita informação. Primeiramente, trata-se de uma amostragem muito pequena em um país que tem mais de 5 mil municípios – e um mês é intervalo curtíssimo para consagrar qualquer ação governamental. Fundamental mesmo é saber em que consistem as forças-tarefas que integram o programa.

O “Em Frente, Brasil” é integrado pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Secretaria de Operações Integradas, Polícias Civis e Militares dos Estados, Corpos de Bombeiros Militares, Sistema Penitenciário, guardas municipais e Força Nacional de Segurança.

É, portanto, uma ampla mobilização de forças institucionais e equipamento já existentes e que funcionam de acordo com a lei. O governo não deslocou atiradores de elite nem tanques do exército para as cinco cidades monitoradas. Espera-se que os números otimistas sejam decorrentes do uso de planejamento e inteligência. Faria todo sentido.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.