Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em dia de protesto de taxistas, Uber dá desconto no Rio e diz que usuário tem direito de escolher

Manifestação de taxistas gerou engarrafamento de 125 km

Rio de Janeiro|Da Agência Brasil

Na zona sul, os manifestantes ocupam uma pista da avenida Atlântica, sentido Leme, na altura da rua Rainha Elizabeth
Na zona sul, os manifestantes ocupam uma pista da avenida Atlântica, sentido Leme, na altura da rua Rainha Elizabeth Na zona sul, os manifestantes ocupam uma pista da avenida Atlântica, sentido Leme, na altura da rua Rainha Elizabeth

Como resposta à manifestação dos taxistas desta sexta-feira (1º) no Rio de Janeiro, o Uber divulgou nota oficial defendendo o direito dos usuários de escolher seu meio de transporte. De acordo com o Uber, que administra o aplicativo usado por motoristas privados para oferecer transporte às pessoas por meio de celular, os motoristas parceiros também têm que ter preservados seus direitos constitucionais de trabalhar.

O Uber está oferecendo descontos de R$ 20 em vários trechos até as 18h de hoje. Taxistas fizeram carreatas, em velocidade reduzida, em vários pontos da cidade, para protestar contra o aplicativo.

Em alguns desses locais, como a Ponte Rio-Niterói, a Avenida Francisco Bicalho (na zona portuária) e a Linha Amarela (na zona norte da cidade), houve engarrafamento. Ao total, as retenções somaram 125 km.

Os taxistas dizem que querem a proibição do Uber, que foi permitido em outubro de 2015 pelo Tribunal de Justiça, após a Prefeitura sancionar um projeto de lei que proibia a atuação de motoristas particulares sem licença. Na prática, a lei tornava ilegal o serviço oferecido pelo aplicativo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.