Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em meio à crise financeira do RJ, nova reitoria da Uerj toma posse

No fim de 2015, estudantes ocuparam universidade devido a atrasos no pagamento de bolsas

Rio de Janeiro|Do R7

O secretário de Ciência de Tecnologia, Gustavo Tutuca; o reitor Ruy Garcia Marques e o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão
O secretário de Ciência de Tecnologia, Gustavo Tutuca; o reitor Ruy Garcia Marques e o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão O secretário de Ciência de Tecnologia, Gustavo Tutuca; o reitor Ruy Garcia Marques e o governador do Estado, Luiz Fernando Pezão

O novo reitor da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Ruy Garcia Marques, tomou posse no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, na manhã desta terça-feira (12). Ele assume a administração junto a um novo grupo de professores. Em outubro de 2015, a comunidade acadêmica escolheu a chapa comandada pelo professor por 65% dos votos.

A nova administração da Uerj, que inclui sub-reitores e o novo diretor Hospital Universitário Pedro Hernesto, assume a universidade em meio a dificuldades financeiras. Dependente de repasses financeiros do Estado, a Uerj teve de encarar alunos paralisados, empresas de limpeza sem salários e falta de verba para pagamento de médicos residentes no fim de 2015.

Na posse, o novo reitor evitou citar os possíveis problemas financeiros que deve enfrentar.

— É com grande emoção e intensa satisfação que hoje sou empossado como reitor da Uerj. A Uerj é pioneira em muitas áreas: a política de cotas e os cursos noturnos. A Uerj é organismo vivo em expansão e tem o dever de continuar a contribuir para o avanço. Reiteramos nosso compromisso com uma universidade pública, autônoma e democrática.

Publicidade

Na posse, o governador Luiz Fernando Pezão destacou a importância da universidade para o Estado.

— Os repasses do governo para a universidade aumentaram mais de 100%. Desde 2007, a política de cotas da Uerj foi consolidada. E não há diferença substancial entre o desempenho estudantil de cotistas e não cotistas. Confiamos muito na academia, ainda mais neste momento de crise econômica. Peço a contribuição da academia para elaborar uma lei de responsabilidade estadual, para um Rio de Janeiro além do petróleo. Temos um longo caminho a recorrer e precisamos da educação para ele.

Publicidade

Relembre a situação de crise

No ano passado, o atraso no pagamento dos médicos residentes do Hospital Pedro Hernesto e no pagamento da empresa responsável pela limpeza fez com que a direção do hospital suspendesse internações de emergências e apenas 30% dos médicos ficaram trabalhando.

No dia 9 de dezembro, o Estado transferiu R$ 13 milhões para a Uerj e os pagamentos foram sendo regularizados durante dezembro. Mesmo com o pagamento das bolsas, os estudantes da Uerj não interromperam a ocupação da instituiçãoaté que os funcionários terceirizados também recebessem.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.