Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empréstimo para quitar 13º salário de servidores começa nesta segunda

Governo vai custear os encargos financeiros da tomada de empréstimo 

Rio de Janeiro|Do R7

Os servidores estaduais ativos e inativos e pensionistas do Rioprevidência poderão fazer uma linha de crédito consignada especial a partir desta segunda-feira (21), para receber os 80% restantes da segunda parcela do 13º salário.

O governo do Rio de Janeiro publicou um decreto na última sexta-feira (18) informando que vai custear os encargos financeiros (juros, IOF e custos administrativos) da tomada do empréstimo por 467.437 servidores e pensionistas.

Segundo o governo, até a última sexta, apenas o banco Bradesco se habilitou para disponibilizar a operação. A partir desta segunda-feira, uma linha de crédito já poderá ser acessada por servidores e pensionistas em qualquer agência da instituição.

Quem optar pela linha de crédito deverá comparecer a uma agência do Bradesco, com os números de RG, CPF e ID funcional, e pedir um crédito referente à quitação da segunda parcela do 13º salário.

Publicidade

Segundo o governo, os bancos terão acesso a uma listagem com o valor devido a ser creditado, acrescido de um custo efetivo total, que abrange juros mais taxas, totalizando 1,93% ao mês — conforme estabelecido no decreto.

O Estado vai depositar nas contas dos servidores e pensionistas nos dias 18 de janeiro, 17 de fevereiro, 17 de março e 18 de abril os valores referentes à segunda parcela do 13º acrescida do chamado custo efetivo total (encargos financeiros). A primeira parte da segunda parcela do benefício, equivalente a 20% do total, foi depositada na última quinta-feira (17).

Publicidade

O governo afirma que vai depositar as quatro parcelas restantes, independentemente da adesão à linha de crédito. O servidor que aderir ao financiamento, nas datas mencionadas, terá os valores debitados pelo banco.

O governo diz que tenta concluir uma segunda operação financeira para pagar a remuneração referente a dezembro dos pensionistas, que neste mês ainda não receberam.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.