Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Greve dos garis: com previsão de chuva, Rio pode sofrer ainda mais com acúmulo de lixo

Paralisação tem impasse: grevistas esperam Paes, mas prefeitura se nega a negociar

Rio de Janeiro|Do R7


Após o Carnaval, muito lixo ainda se acumulava na quinta-feira em pontos turísticos do Rio de Janeiro
Após o Carnaval, muito lixo ainda se acumulava na quinta-feira em pontos turísticos do Rio de Janeiro

A greve dos garis continua nesta sexta (7) com previsão de chuva — que pode agravar ainda mais a situação no Rio — e um impasse: prefeitura e Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana ) dizem que não negociam com os grevistas, dissidentes do sindicato da categoria. Os garis em greve marcaram uma manifestação para as 10h desta sexta em frente à sede da prefeitura, na Cidade Nova, região central da capital. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê tempo nublado com pancadas de chuva para esta sexta.

O gari Wladimir Fonseca de Lima, que defende que as assembleias são legítimas, afirmou que o movimento é composto por dez representantes da categoria. Os grevistas querem aumento do piso salarial para R$ 1.200 com adicional de 40% de insalubridade, além de R$ 20 de vale refeição por dia de trabalho.

— Estamos abertos para escutar Eduardo Paes sobre o aumento.

A paralisação ganhou nesta quinta (6) adesão de outras categorias, movimentos sociais e partidos políticos, o que levou garis a se retirarem do movimento. É o caso de Alexandre Pais que apontou a presença de "infiltrados" no movimento grevista.


— Está tomando outro rumo. Tem pessoas infiltradas que a gente não conhece.

O vice-presidente do Sindicato dos Empregados em Asseio e Conservação do Município do Rio de Janeiro, Antônio Carlos Silva, também apontou a presença de integrantes de sindicatos de outras categorias na passeata de quinta-feira. Já Lima explica que a população se mobilizou por "uma classe querida". Internautas em redes sociais postaram fotos com cartazes apoiando a paralisação.


Para os grevistas, o movimento tem hoje a adesão de 60% da categoria. Já para a Comlurb a greve está praticamenete encerrada, com processo de normalização dos serviços. Nesta quinta, os garis com carro de coleta de lixo atuaram sob a escolta da Polícia Militar, Guarda Municipal e seguranças particulares. Entretanto, muito lixo ainda era visto nas ruas da cidade.

Garis que voltaram ao trabalho nesta quinta após Eduardo Paes suspender as demissões de quem retornasse a seu turno dizem que muitos trabalhadores temem represália de grevistas nas ruas.

O presidente da Comlurb, Vinícius, afirmou que a empresa colocou em prática um plano de contingência. Para ele, apesar do acúmulo de lixo nas ruas, a situação poderia ser bem pior se o plano não estivesse funcionando.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.