Professores da rede estadual ocupam antigo prédio da Secretaria de Educação, no centro do Rio
Segundo Sepe, a categoria vai permanecer no local até as reivindicações serem atendidas
Rio de Janeiro|Do R7
Cerca de 300 professores e funcionários da rede estadual de educação ocupam a frente e o térreo do antigo prédio da Secretaria Estadual de Educação, na rua da Ajuda, no centro do Rio, desde o início da tarde desta quarta-feira (4). A decisão de ocupar teve início após assembleia da categoria, realizada mais cedo no saguão do prédio. Na reunião, os professores optaram por manter a greve, iniciada no dia 8 de agosto. Os profissionais de ensino pretendem permanecer no local até as reivindicações serem atendidas. Um encontro com o vice governador Luiz Fernando Pezão também é esperada pelos ocupantes.
Segundo o Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação), a ocupação é resultado de uma audiência do sindicato com a Seeduc e tem como objetivo pressionar as autoridades do governo estadual a darem continuidade à negociação e apresentarem uma proposta mais concreta. Na tarde desta quarta, a Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro determinou a suspensão imediata da greve. Os professores têm o prazo de 24 horas para retornarem as atividades e, em caso de descumprimento, o Sepe será multado em R$ 300 mil por dia.
Ainda de acordo com o sindicato, caso não haja avanço na negociação, a ocupação no local será por tempo indeterminado. O subscretário de Educação se comprometeu em mediar os pedidos e levar ao governo estadual. A próxima assembleia da rede estadual para discutir os rumos da greve foi marcada para a quarta-feira, dia 11 de setembro, às 14h, em local a confirmar.