Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após incidente com família na Grande SP, saiba como identificar vazamento de gás

Casa possui aquecedor com gás natural, mas condomínio usa gás liquefeito de petróleo (GLP)

São Paulo|Do R7, com SP no Ar

Técnico dá dica de usar sabão para verificar vazamento e recomenda também deixar aquecedor em local visível
Técnico dá dica de usar sabão para verificar vazamento e recomenda também deixar aquecedor em local visível Técnico dá dica de usar sabão para verificar vazamento e recomenda também deixar aquecedor em local visível

Após o laudo da polícia confirmar que a família encontrada morta em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, na semana passada, não estava envenenada, a possibilidade de um vazamento de gás ganhou força. No entanto, a polícia aguarda a conclusão do laudo necroscópico para saber a causa da morte.

O apartamento conta com um aquecedor, que foi comprado pelo proprietário do imóvel. Em depoimento, ele falou que adquiriu o equipamento por meio de um serviço de televendas, mas o aquecedor — próprio para gás natural, que vem do encanamento da rua — foi instalado no condomínio que usa gás liquefeito de petróleo (GLP). Essa incompatibilidade pode ter provocado o vazamento.

Os gases do encanamento podem causar vômito, enjoo, dormência, desmaio e até a morte. O dióxido ou monóxido de carbono, resultantes da queima que acontece dentro do aquecedor, também pode levar aos mesmos sintomas. Por isso, as mortes podem ter sido ocasionadas tanto por vazamento de gás, quanto pela ausência de exaustão no aquecedor.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

Segundo o toxicologista, Ernani Pinto, os gases dos encanamentos e dos botijões não têm cheiro. A eles são adicionadas as substâncias chamadas mercaptanas, que tem cheiro forte para que, em caso de vazamento, o morador possa pedir ajuda.

— Um fato estranho nesse caso é as pessoas não perceberem o cheiro para tomarem previdências.

Publicidade

Para saber se há vazamento de gás, o técnico em instalação de medidores Sandro Oliveira indica que se use sabão e espoja. A espuma gerada deve ser colocada em torno do encanamento, tanto do aquecedor, quanto do botijão. Caso borbulhe é porque o gás está vazando. Para ajudar, Oliveira indica também encostar o dedo próximo ao local. Se o morador encontrar algum problema, deve entrar em contato imediatamente com a empresa responsável.

Boliviano deixa de ser suspeito de matar família em Ferraz e sai da cadeia

Publicidade

Outro ponto importante é a localização do aquecedor. De acordo com o técnico, o aparelho e a coifa devem estar em áreas visíveis.

Assista ao vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.