Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Auditório do Memorial da América Latina reabre 4 anos após incêndio

Obras de arte do Simón Bolívar foram restauradas e estrutura recuperada

São Paulo|Karla Dunder, do R7

Auditório Simón Bolívar reabre após reforma com material antichamas
Auditório Simón Bolívar reabre após reforma com material antichamas Auditório Simón Bolívar reabre após reforma com material antichamas

Após quatro anos fechado por causa de um incêndio que danificou sua estrutura, o Auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina, localizado na Barra Funda, zona oeste, reabre suas portas nesta sexta-feira (15), às 19h30.

A reforma do espaço começou em 2014 e custou R$ 42 milhões. "No dia 29 de novembro de 2013 o incêndio consumiu o auditório. Em setembro de 2014, o IPT (Insituto de Pesquisas Tecnológicas) apresentou um laudo comprovando que não havia o risco de desabamento do prédio. A partir daí começamos as obras de recuperação estrutural", explica o presidente do Memorial, Irineu Ferraz.

Ferraz destaca que todo o material utilizado no 'recheio' do Auditório como poltronas, cortinas e revestimentos é feito com material antichama. "Investimos em segurança e até mesmo os fios usados para a confecção do tapete da Tomie Ohtake evitam a propagação de fogo." 

Além do prédio que leva a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer, duas obras de arte foram afetadas pelo incêndio. A escultura Pomba, de Alfredo Ceschiatti precisou ser restaurada e o tapete de 800 metros quadrados de Tomie Ohtake foi refeito seguindo à risca as orientações da artista plástica. "No caso da Pomba, a escultura feita de bronze ficou escurecida pela fumaça e fuligem. Contratamos o restaurador Cezar Roberto Olandim para devolver a cor original à peça. No caso do tapete, na época do incêndio Tomie ainda estava viva, ela nos acalmou — tinha o projeto e o desenho do tapete em seu Instituto. Seguimos suas orientações para a confecção de uma nova peça. Vale destacar que a obra de arte consiste no desenho do tapete idealizado por Tomie."

Publicidade

Programação

A abertura oficial terá a presença de autoridades e uma apresentação da orquestra Jazz Sinfônica, que volta ao palco de seu concerto de estreia. O público presente também poderá conferir danças típicas no foyer do auditório com apresentação de mariachis mexicanos, cuecas chilenas, dançarinos de tango e a harpista paraguaia Lucero Ovelar.

Publicidade

No sábado (16), a orquestra volta ao palco para o espetáculo Jazz & Divas - Homenagem a Elza Soares, desta vez, aberto ao público. O show será apresentado pela atriz Vera Fischer e levará ao palco a Jazz Sinfônica e nomes como Baby do Brasil, Paula Lima, Lineker, Rosana, Vania Bastos, Sandra de Sá, As Bahias e a Cozinha Mineira. 

Serviço

Publicidade

Reinauguração do Auditório Simón Bolívar

Data: 15 de dezembro de 2017

Horário:19h30

Evento para convidados

Entrega ao público do Auditório Simón Bolívar

Show "Jazz & Divas - Homenagem a Elza Soares"

Data: 16 de dezembro de 2017

Horário: 21h

Ingressos: www.totalplayer.com.br | bilheteria física do Memorial

Classificação: 14 anos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.