Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cidade de SP tem 24 casos de duplo contágio por Covid-19 e influenza

Segundo Secretaria Municipal de Saúde, são coletadas amostras do vírus influenza e do Sars-CoV-2 de pacientes hospitalizados

São Paulo|Mariana Rosetti e Laura Augusta, da Agência Record

Cidade de SP tem 24 casos de duplo contágio por Covid-19 e influenza, confirma secretaria
Cidade de SP tem 24 casos de duplo contágio por Covid-19 e influenza, confirma secretaria Cidade de SP tem 24 casos de duplo contágio por Covid-19 e influenza, confirma secretaria

A cidade de São Paulo registra 24 casos de duplo contágio por Covid-19 e influenza, ou "flurona", até esta terça-feira (4), segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Já a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo disse não ter registrado nenhum caso.

A dupla infecção foi denominada "flurona", união entre as palavras "flu", gripe em inglês, e "rona", parte de coronavírus.

Em nota, o órgão municipal ressaltou que desde 2020 são coletadas amostras para pesquisa do vírus influenza e Sars-CoV-2 de todos os pacientes hospitalizados com Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Leia também

Com base na coleta, dados do Sivep-Gripe (Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe) indicaram 24 registros de Srag com coinfecção de influenza e Covid-19. Foi considerada a metodologia RT-PCR, que é capaz de detectar os dois vírus.

Publicidade

Nesta terça-feira (4), no Hospital Municipal da Brasilândia, na zona norte, voltado especificamente para Srags, há 121 pacientes internados em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 164 em enfermaria. A Secretaria Municipal monitora os casos.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde ressaltou que até o momento nenhum caso por dupla infecção foi identificado. "Conforme definição do Ministério da Saúde, somente os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave são de notificação compulsória, assim como os casos da Covid-19, contribuindo para o monitoramento epidemiológico", escreveu.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.