Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Defesa Civil de SP alerta a população para chuvas intensas a partir desta terça-feira

As fortes chuvas poderão vir acompanhadas de raios, granizos e rajadas de vento

São Paulo|Do R7

Forte chuva provoca alagamento em várias ruas na zona sul de São Paulo
Forte chuva provoca alagamento em várias ruas na zona sul de São Paulo Forte chuva provoca alagamento em várias ruas na zona sul de São Paulo

A Defesa Civil de São Paulo alerta a população para um período de chuvas intensas que atingirá todo o estado a partir desta terça-feira (17) e se estenderá até sexta-feira (20).

Segundo dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), há condições de chuvas intensas acompanhadas de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e acumulados elevados, aumentando o risco para transtornos devido a intensas áreas de instabilidade que atuam no estado.

Leia também

O destaque e atenção ficam voltados para a serra da Mantiqueira, onde são esperados acumulados de até 150mm. Na capital, região metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Ribeira e Itapeva, acumulados de 100mm. Enquanto em Presidente Prudente, Marília e Bauru, os meteorologistas indicam acumulados de 80mm. No Vale do Paraíba, são esperados 120mm de chuva. Por fim, no litoral Norte o alerta indica 70mm.

As chuvas dos últimos dias deixaram o solo bastante encharcado, com isso existe risco de transtornos como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e inundações. Portanto, ressalta-se a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis.

Publicidade

Recomendações

Não é recomendado atravessar áreas inundadas ou enfrentar enxurradas. A força da água pode arrastar uma pessoa ou até mesmo um veículo, de acordo com a Defesa Civil.

Às pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinados, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastre, a Defesa Civil mantém o aplicativo Alerta SP, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Chuva causa queda de árvores e alagamentos em SP

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.