Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Desaparecidos, sujeira e roubos: enchente desta segunda-feira causa problemas ao paulistano

Para os próximos dias, as pancadas de chuva devem continuar em São Paulo

São Paulo|Do R7, com agências Record e Brasil

Enchente causou problemas para os moradores de São Paulo
Enchente causou problemas para os moradores de São Paulo Enchente causou problemas para os moradores de São Paulo

Depois da tarde caótica desta segunda-feira (15) por causa das chuvas, os moradores agora limpam os estragos feitos pela enchente. A madrugada foi de faxina na casa de quem perdeu quase tudo o que tinha. Também houve pessoas levadas pela correnteza.

As buscas por um jovem que desapareceu após cair no córrego do Menino, em São Caetano do Sul, no ABC paulista, foram retomadas na manhã de hoje (16). O Corpo de Bombeiros informou que a vítima, um adolescente, sumiu ontem à noite nas proximidades da avenida Guido Aliberti e estrada das Lágrimas, durante a forte tempestade que atingiu a região.

Em um único dia, choveu o equivalente a 20% da média prevista para todo o mês de fevereiro. A volta pra casa do paulistano foi muito complicada, com trânsito e confusão. Nuvens escuras cobriram São Paulo no meio da tarde. A chuva veio forte e acompanhada de rajadas de vento. Logo, todas as regiões estavam em estado de atenção para alagamentos.

A chuva de ontem na cidade de São Paulo veio com rajadas de vento e descargas elétricas, que deixaram 21 pontos de alagamentos intransitáveis para veículos, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Foram recebidos 49 chamados para queda de árvores e 45 chamados para enchentes e alagamentos de córregos na região metropolitana.

Publicidade

Um dos córregos que transbordou, o Caboré, na região de São Mateus, atingiu 92 casas. Segundo a Defesa Civil, após o escoamento da água, as famílias retornaram às suas residências. Em Santo Amaro, cerca de 70 famílias da comunidade Cruz de Malta foram atingidas pelo alagamento do Córrego Pinheirinho. As famílias também já voltaram para suas casas.

Outros quatro córregos também transbordaram: o Castro Alves (região da Capela do Socorro), o Ipiranga (Ipiranga), o Moinho Velho (Ipiranga) e o rio Verde (Itaquera). Em Parelheiros, houve deslizamento de terra na rua Forte Trindade. A Defesa Civil atendeu moradores de cinco casas atingidas. O muro de uma fábrica de biscoitos desabou com o rompimento de um duto de água no subsolo. O local, na rua Yososuke Okaue (zona leste), foi interditado pela Defesa Civil.

Publicidade

O Aeroporto de Congonhas ficou com as operações suspensas por cerca de uma hora, a partir das 16h, em razão dos ventos que chegaram a 63,3 km por hora (km/h). Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), as regiões da zona leste, sul e oeste tiveram volume pluviométrico de 45,5 mm, 37,9 mm e 34,6 mm, respectivamente. O índice de toda a cidade foi 34,2 mm.

Na marginal Pinheiros, perto da ponte João Dias, motoristas tiveram momentos de tensão. Pessoas que circulavam em motos aproveitaram o trânsito parado para cometer assaltos. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), o temporal foi provocado por áreas de instabilidade associadas ao calor e a umidade, além de uma frente fria vinda do oceano.

Publicidade

Para os próximos dias, as pancadas de chuva devem continuar, principalmente no final da tarde. O paulistano precisa ficar preparado para enfrentar outros dias difíceis.

Assine o R7 Play e assista à programação da Record onde e quando quiser

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.