Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estiagem persiste e interior de SP amplia o racionamento

Cidades chegam a ficar até 13 horas por dia sem água

São Paulo|

A estiagem prolongada está levando cidades do interior de São Paulo que já racionam água a ampliar a restrição no fornecimento. Nas regiões de Sorocaba e Campinas, que têm o maior número de cidades em crise no abastecimento, as chuvas de julho tinham atingido até esta quarta-feira (30) apenas um quarto do volume médio do mês. As poucas precipitações foram insuficientes para repor o nível de rios e represas, o mais baixo dos últimos 80 anos.

Em Nova Odessa, o fornecimento de água está sendo interrompido durante 13 horas todos os dias desde o último fim de semana. O objetivo é economizar 2,5 milhões de litros por dia para garantir o abastecimento até outubro. O principal reservatório do sistema de represas que abastece a cidade está com 10% da capacidade.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Pedras decidiu ampliar o racionamento, que ocorria das 6 às 18 horas, estendendo a suspensão na distribuição até as 22 horas. A medida foi adotada em razão da queda no volume de reserva de água nos mananciais que abastecem a cidade.

A população de Saltinho passou a receber água apenas seis horas por dia. As duas lagoas usadas para a captação têm menos de 30% de água armazenada. O clima seco na região dificulta a redução no consumo que, apesar do racionamento drástico, teve redução de apenas 20%, segundo a prefeitura.

Publicidade

Em Itu, mesmo com o fornecimento de água reduzido a dez horas a cada dois dias, os bairros mais altos ficam vários dias sem receber o líquido. A empresa Águas de Itu informou que isso ocorre porque a rede de distribuição sofre ainda os efeitos da topografia da cidade. Chuvas fracas ocorridas no início da semana não surtiram efeito nos mananciais e, segundo a empresa, a estiagem segue forte, sem previsão de chuvas nos próximos dias.

Em Sorocaba, o racionamento se restringe à zona leste, abastecida pela Represa dos Ferraz, que está quase seca. Desde segunda-feira (28) o Serviço Autônomo de Água e Esgoto vem recorrendo a caminhões-pipa para garantir o abastecimento do complexo prisional de Aparecidinha - com penitenciária, centro de detenção provisória e unidade da Fundação Casa.

Publicidade

Outras cidades das regiões de Piracicaba e Campinas que também adotaram o racionamento, como Cosmópolis, São Pedro, Valinhos, Vinhedo e Cordeirópolis, também estudam formas para reduzir o consumo de água.

Em Campinas, o Rio Atibaia tinha nível crítico, com vazão de 5,6 m³ por segundo no ponto de captação. O manancial responde pelo abastecimento de quase toda a cidade. Um plano de racionamento está pronto, mas não há previsão de quando será adotado.

Publicidade

Recuperação do Sistema Cantareira pode levar três anos, diz Sabesp

Leia notícias de São Paulo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.