Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Morre Lila Covas, viúva de Mario Covas e avó do prefeito de SP

Falecimento foi confirmado pelo filho, o vereador Mario Covas Neto. Por causa da pandemia de coronavírus, não haverá cerimônia fúnebre

São Paulo|Joyce Ribeiro, do R7

Lila Covas com filho Mario Covas Neto, que é vereador de São Paulo
Lila Covas com filho Mario Covas Neto, que é vereador de São Paulo Lila Covas com filho Mario Covas Neto, que é vereador de São Paulo

Morreu aos 87 anos neste domingo (22) Florinda Gomes, conhecida por todos como dona Lila Covas, viúva do governador Mario Covas e avó do prefeito de São Paulo, Bruno Covas. Ela faleceu de causas naturais enquanto dormia e sofria de Alzheimer, já em estágio avançado. A informação da morte foi divulgada pelo filho, o vereador Mario Covas Neto (Podemos) nas redes sociais.

Ele escreveu: "É com profundo pesar e tristeza que comunicamos o falecimento de nossa mãe Lila Covas. Não haverá cerimônia fúnebre, em respeito ao atual momento. Assim que possível faremos as merecidas homenagens".

Leia também: Secretário anuncia 15 mortos por causa do coronavírus só em SP

Mario Covas Neto encerra a mensagem, acompanhada de uma foto de Lila com a hashtag luto, pedindo a todos "um pensamento elevado em sua memória, segundo a crença de cada um".

Publicidade

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, também usou as redes sociais para homenagear a avó: "Dia de muita tristeza. O mundo perde uma mulher guerreira que me ensinou a ajudar os mais necessitados. Minha vó que tanto me ajudou quando vim morar aqui. Minha família decidiu não fazer nenhuma cerimônia nesse momento de pandemia. Mas peço a todos um momento de silêncio e oração. Descanse em paz vó", escreveu. 

Lila Covas teve 2 filhos: Renata e Mario. Em um texto feito em homenagem aos 80 anos da mãe, publicado na página do vereador, ela é apresentada como uma mulher que dedicou a vida ao marido, à família e às causas sociais. Na ocasião, Mario Covas Neto a definiu: “Ela foi mãe e pai durante grande parte da minha vida. Uma companheira do meu pai para todos os momentos. Uma mulher que realizou muito no Fundo Social, ajudando milhares de pessoas, sem contar com recursos públicos”.

Publicidade

Veja ainda: Álcool gel será vendido a preço de custo em farmácias e supermercados de SP

Em 1995, quando Mario Covas foi eleito governador de São Paulo, ela assumiu, como voluntária, a presidência do Fundo Social de Solidariedade do Estado, entidade que ficou até março de 2001. Ela seria uma das responsáveis por promover parcerias com a sociedade civil em ações sociais públicas. Segundo o filho, ela "emprestou todo seu amor e cuidado também aos menos favorecidos".

Publicidade

Em nota, o Diretório Estadual do PSDB-SP lamentou a morte de Lila e destacou que a história dela "se confunde com a da política brasileira e a do próprio PSDB". O comunicado dos tucanos é finalizado com a frase: "solidarizamos a família Covas neste momento de profunda dor, convictos de que seu exemplo de vida manterá vivo seu legado".

Já Carlos Sampaio, líder do PSDB na Câmara dos Deputados, descreveu dona Lila como "parceira incansável do ex-governador Mário Covas, ao longo de toda a vida pública deste estadista, e inspiração para uma geração de gestores e políticos. Foi uma lutadora na área social". E completou: "Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, em especial Bruno Covas, que sempre expressou o imenso orgulho que tinha de sua avó.”

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.