Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MP pede arquivamento de inquérito sobre morte de palmeirense em São Paulo

Segundo promotor, agente atuou em legítima defesa ao ser acuado por grupo após final do Mundial de Clubes

São Paulo|Do R7, com informações de Rafael Custódio, da Agência Record

Torcedor do Palmeiras foi baleado no tórax em confusão após jogo
Torcedor do Palmeiras foi baleado no tórax em confusão após jogo Torcedor do Palmeiras foi baleado no tórax em confusão após jogo

O Ministério Público de São Paulo pediu nesta sexta-feira (4) o arquivamento do inquérito que investiga a morte de um torcedor palmeirense por um agente penitenciário após o jogo entre Palmeiras e Chelsea, pelo Mundial de Clubes da Fifa, no dia 12 de fevereiro. José Ribeiro Apóstolo Júnior baleou e matou o torcedor Dante Luiz, de 40 anos, que era membro da torcida organizada Mancha Alviverde.

Segundo o promotor Fernando Cesar Bolque, do 5º Tribunal do Júri, a conduta do agente José Apóstolo "está acobertada pela excludente de ilicitude prevista no art. 25 do Código Penal". Bolque pediu também o relaxamento da prisão preventiva e a expedição, com urgência, do alvará de soltura. 

Leia também

Segundo o promotor, o agente penitenciário agiu em legítima defesa ao sentir-se encurralado durante a confusão que aconteceu nas proximidades do estádio Allianz Parque após o jogo. 

"Nas imagens, é possível ver que o indiciado realmente foi perseguido e agredido por diversas pessoas. Em dado momento, ainda sem disparar, mostrou que estava armado, mas mesmo assim não cessou a perseguição", afirmou.

Publicidade

De acordo com o delegado Cesar Saad, da 6ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (Drade), o agente penitenciário foi indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar). A defesa dele terá que provar que a ação se deu em legítima defesa. Testemunhas disseram à Polícia Civil, durante as oitivas colhidas no período de investigação, que o agente penitenciário havia se desentendido com a segurança de um dos bares, onde a partida entre os clubes era acompanhada.

Segundo as investigações, José Apóstolo teria sacado a arma, e outras pessoas que acompanhavam a partida teriam passado a gritar "pega ladrão", por acharem que se tratava de um assalto. Então, naquele momento, Dante teria começado a correr atrás do agente penitenciário, que atirou.

Publicidade

A versão da defesa de José Apóstolo, no entanto, alega que ele foi encurralado após torcedores desconfiarem que ele não fosse palmeirense, o que não foi concluído na investigação, de acordo com Saad.

Confusão

A confusão começou após o clube alviverde perder a disputa da final do Mundial de Clubes para o Chelsea, da Inglaterra. Dante foi atingido no tórax pelo agente de escolta e vigilância penitenciária da Secretaria de Administração Penitenciária, foi levado ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

De acordo com as imagens analisadas pela Polícia Civil, inicialmente um torcedor começa a correr atrás do agente penitenciário, que saca a arma e a aponta para seu perseguidor. Este parece desistir, mas segundos depois surgem mais dois torcedores perseguindo o agente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.