Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia identifica mais dois suspeitos de picharem Pateo do Collegio

Os autores foram encaminhados ao DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania), onde foram ouvidos e liberados, diz a SSP

São Paulo|Stéphanie Nascimento, da Agência Record, com Plínio Aguiar, do R7

Fachada do Pateo do Collegio amanheceu pichada no dia 10 de abril
Fachada do Pateo do Collegio amanheceu pichada no dia 10 de abril Fachada do Pateo do Collegio amanheceu pichada no dia 10 de abril

A Polícia Civil identificou mais dois suspeitos de terem participado da pichação da fachada do Pateo do Collegio, no dia 10 de abril.

Na manhã da terça-feira (10), o monumento histórico paulistano amanheceu pichado com a frase "Olhai por nóis" (sic).

De acordo com informações da SSP (Secretaria de Segurança Pública), os autores foram encaminhados ao DPPC (Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania) nesta quarta-feira (18), onde foram ouvidos e liberados. Após o recebimento do laudo pericial, o inquérito será encaminhado ao Poder Judiciário.

Fachada do Pateo do Collegio começa a passar por restauração

Publicidade

Anteriormente, a Polícia Civil prendeu no dia 12 um casal suspeito de ter participado da pichação. O terceiro suspeito havia sido identificado, mas não tinha sido detido. Após uma investigação, a polícia conseguiu localizar o suspeito, que levou os agentes ao quarto envolvido na pichação.

Segundo a SSP, os dois primeiros detidos também são suspeitos de terem pichado o monumento das Bandeiras, o Masp (Museu de Arte de São Paulo) e o Fórum Butantã.

Publicidade

A dupla ainda tirava fotos das pichações e as colocava à venda em um site chamada Artsy, originalmente hospedado na Inglaterra. Cada foto custa em média dois mil reais. Após a detenção, a dupla foi liberada. Um inquérito foi instaurado para investigação.

A legislação municipal prevê, desde fevereiro do ano passado, multa de R$ 5 mil para quem for flagrado pichando muros públicos ou privados. Caso o alvo seja um monumento ou um bem tombado, o valor sobe para R$ 10 mil. A multa é dobrada em caso de reincidência.

Publicidade

Imagens de câmeras de segurança mostram a ação de pelo menos dois vândalos na ação. Pelas filmagem, também é possível ver que moradores de rua estavam no local no momento do crime.

O Pateo do Collegio é um complexo histórico-cultural considerado o marco inicial da cidade de São Paulo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.