Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretário diz que não vai rever trajeto de ciclovia 

CET mudou rota de ciclovia e beneficiou familiares de Jilmar Tatto na zona sul de SP

São Paulo|

Escritório de contabilidade funciona em imóvel beneficiado
Escritório de contabilidade funciona em imóvel beneficiado Escritório de contabilidade funciona em imóvel beneficiado

O secretário Municipal de Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, afirmou nesta sexta-feira (18), que não vai rever o trajeto de uma ciclovia em Santo Amaro, na zona sul, que deixou de passar em frente a imóveis da sua família após ter o projeto original alterado. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Tatto disse não interferir na escolha dos locais com faixas exclusivas para bicicletas e que a implantação seguem critérios técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Segundo informou o jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira, a gestão Fernando Haddad (PT) abandonou o projeto, iniciado em 2006, de uma ciclovia de 2 km em linha reta para, em seu lugar, implantar um equipamento duas quadras abaixo, com remendos e curvas que obrigam o ciclista a pedalar em zigue-zague entre carros. A mudança, feita no ano passado, evitou que a ciclovia passasse por cinco imóveis de sobrinhos e irmãos de Jilmar Tatto, que acumula o cargo de presidente da CET.

Tatto, no entanto, nega que a troca tenha sido motivada por questões políticas e afirma desconhecer o projeto de 2006.

— Eu nunca conversei com meus familiares sobre o assunto.

Publicidade

Segundo o secretário, a ciclovia em Santo Amaro foi alterada por decisão da CET, para priorizar interligações com outros modais de transportes.

— A mudança permitiu ligar a ciclovia com a estação Granja Julieta, da CPTM. Se fosse em linha reta, não seria possível. O critério para a instalação foi técnico. Não vou rever o projeto por causa da matéria.

Publicidade

Ainda segundo Tatto, ele não é responsável por escolher os locais que recebem o equipamento. As decisões ficariam a cargo da equipe técnica da CET.

— Eu só coordeno o trabalho. Eles não me perguntam onde pode e onde não pode construir.

Publicidade

Um dos argumentos do secretário de Transportes é que uma faixa para bicicletas foi instalada na frente do prédio onde mora, na Vila Mariana, também na zona sul.

— Há mais de 200 moradores no prédio. Eu sou entusiasta da ciclovia, mas nem todos são. Tem gente que gostaria de estacionar o carro na frente, mas não pode. Eu também não fui consultado pelos técnicos para instalar lá.

Leia mais notícias sobre R7 São Paulo

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

O argumento também foi usado pelo prefeito Fernando Haddad, após ser questionado sobre os critérios técnicos para a mudança no traçado da ciclovia em Santo Amaro.

— Foi a mesma justificativa técnica para passar uma ciclovia na porta do secretário Tatto. Não entendi a insinuação.A CET que toma esse tipo de decisão, jamais uma decisão como essa seria de natureza política até porque não se sustenta.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.