Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Usuário de carro deveria ajudar a financiar transporte público, opina Haddad

Para ele, Brasil precisa dar “saltos de qualidade" na soluções inovadoras para seus problemas

São Paulo|Do R7

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, afirmou ser simpático à ideia de que o transporte individual ajude a financiar o público. Ele disse que considera a alternativa "extremamente ousada", porque dialoga com questões ligadas à justiça social, mobilidade e meio ambiente.

— Não estou nem falando como dirigente, mas como cidadão. Eu acho que quem deveria financiar o transporte público, fora o financiamento atual, é o transporte individual. Essa é minha opinião. Não sei como fazer, mas a ideia do subsídio cruzado, de quem usa o carro financiar quem colabora com a cidade utilizando transporte público, me agrada. Não é ideia brasileira. Ela tem respaldo em algumas experiências no exterior.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, também se mostrou favorável à possibilidade.

— A cidade de São Paulo já está fazendo sua parte. Está dando R$ 1,2 bilhão de subsídios para o transporte público. Então, temos que buscar outra fonte de financiamento. Por que o usuário do carro não pode pagar por isso? Por que a gente não cobra um imposto sobre a gasolina, sobre a bomba, e esse dinheiro fica para o município?

Publicidade

Leia mais notícias de São Paulo

Novo protesto nesta terça, agora na Praça da Sé, já tem quase 100 mil confirmados em São Paulo

Publicidade

Grupo decide acampar em frente à sede do Governo após protesto que reuniu 65 mil pessoas em SP

Haddad acrescentou que o Brasil precisa dar “saltos de qualidade na percepção de soluções inovadoras para seus problemas”, não se restringindo ao “feijão com arroz”. Disse ainda que o debate sobre mobilidade precisa ser mais “franco”.

Publicidade

— As regiões metropolitanas hoje estão numa situação caótica por falta de uma resposta inovadora. Então, pensar soluções como essa pode chegar a um denominador comum. O fato é o seguinte: tem um povo na rua pedindo providências e ninguém pode descansar enquanto não encontrá-las. Sabendo das responsabilidades que tem para o futuro das finanças do município.

Viagem a Brasília

Nesta quarta-feira (19), Fernando Haddad viaja para Brasília onde se encontra com integrantes da Frente Nacional de Prefeitos, do qual é vice-presidente. Ele pretende ainda sentar com senadores para discutir a questão da tarifa do transporte público.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.