Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SP: usuários podem tirar dúvidas sobre DSTs em estação de trem nesta segunda-feira

Ação gratuita acontece das 10h às 15h no Tatuapé; haverá distribuição de kits com preservativos

Saúde|Do R7

Serão distribuídos kits com preservativos durante a ação
Serão distribuídos kits com preservativos durante a ação Serão distribuídos kits com preservativos durante a ação

Os usuários que passarem pela estação Tatuapé, na zona leste de São Paulo, que atende as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) poderão receber informações sobre o HIV e outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) nesta segunda-feira (12), Dia dos Namorados. Das 10h às 15h, profissionais da área da saúde estarão à disposição para orientar e esclarecer dúvidas do público, de forma gratuita.

Na ocasião, também haverá distribuição de 500 kits com preservativos e folhetos com informações sobre a prevenção e o tratamento das doenças. De acordo com a CPTM, a iniciativa é do Instituto Vida Nova, que tem o objetivo de divulgar a importância do diagnóstico precoce das doenças para assegurar um tratamento mais eficaz.

A transmissão do HIV pode acontecer por meio das relações sexuais sem uso de preservativos, das transfusões de sangue e do uso de materiais contaminados. Quem tiver contraído a vírus, tem direito ao tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), independentemente do estágio da doença.

Sem medo de doenças, jovens não se protegem na hora do sexo e casos de DSTs disparam no Brasil

Publicidade

Seis doenças sexualmente transmissíveis em alta entre jovens brasileiros; saiba como evitá-las

Vale ressaltar que o diagnóstico precoce da infecção garante o tratamento oportuno, com a consequente redução da mortalidade e melhoria da qualidade de vida das pessoas acometidas, além de intensificar a capacitação de profissionais para o diagnóstico e tratamento sindrômico das DST em toda a rede básica.

Publicidade

No Brasil, entre 1980 e 2013, foram registrados mais de 690 mil casos de HIV. O Estado de São Paulo lidera as estatísticas, concentrando 33% dos casos. Das 228 mil pessoas diagnosticadas com aids até junho de 2013, mais de 103 mil foram a óbito. Estima-se em 132 mil o número de portadores do HIV com idade entre 15 e 49 anos no estado.

Serviço

Publicidade

Data: Segunda-feira (12)

Horário: das 10h às 16h

Local: Estação Tatuapé (linhas 11-coral e 12-Safira)

Escritor convive com Aids há 27 anos: “Cheguei a ser considerado paciente terminal"

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.