Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tomar café pode diminuir o risco de pedra na vesícula, segundo estudo

Pesquisadores da Dinamarca descobriram que a ingestão de até seis xícaras da bebida por dia leva a uma redução de 3% do risco de cálculos biliares

Saúde|Do R7

Até seis xícaras de café por dia pode ser benéfico para evitar pedras na vesícula
Até seis xícaras de café por dia pode ser benéfico para evitar pedras na vesícula Até seis xícaras de café por dia pode ser benéfico para evitar pedras na vesícula

Tomar café pode reduzir o risco de pedra na vesícula, segundo um estudo da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, publicado no Journal of Internal Medicine. Os pesquisadores descobriram que a ingestão de até seis xícaras por dia resulta em um risco 3% menor.

Em comparação com pessoas que não bebiam café, as que tomavam apresentaram de 7 a 23% de risco reduzido para os cálculos biliares, de acordo com a quantidade da bebida ingerida. 

Leia também: Pedra de 18 cm e 1,3 Kg é retirada da bexiga de um lavrador na Bahia

A pesquisa foi realizada em duas partes. Na primeira, foram acompanhados mais de 104 mil homens e mulheres ao longo de oito anos. Entre outras informações, foram analisados dados sobre o consumo de café. Nesse período, houve o registro de 2.233 casos de cálculos biliares entre os participantes.

Publicidade

Na segunda fase, os pesquisadores utilizaram uma técnica genética chamada de randomização mendeliana, que compara a relação entre a variação genética e o risco do desenvolvimento de doenças.

Leia também: Saiba quando a cafeína em cápsula e o cafezinho se tornam perigosos

Publicidade

Eles concluíram que pessoas com duas variantes genéticas associadas à ingestão de cafeína tiveram um risco 11% menor de cálculos biliares para cada xícara de café diária adicional. 

A pedra na vesícula, ou cálculo biliar, geralmente é formada devido a um desequilíbrio na concentração de materiais da bile, como o colesterol.

Publicidade

Saiba mais: Café pode estimular 'gordura boa' e ajudar na perda de peso

Pode causar dor na região abdominal do lado direito, próximo ao final das costelas, além de náuseas, vômitos, inchaço abdominal e intolerância a alimentos gordurosos. Mas 80% das pessoas podem conviver com os cálculos biliares por muitos anos, sem apresentar sintomas. 

Os fatores de risco para esse tipo de pedra são obesidade, histórico familiar, diabetes, sedentarismo, tabagismo, hipertensão arterial, cirrose, jejum prolongado, uso de anticoncepcionais e dieta rica em gordura. 

Confira outros benefícios do café: 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.