Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Bolsonaro diz que falará com governadores sobre economia

Entre as medidas a serem anunciadas, segundo o presidente, está a suspensão da dívida dos Estados com a União por seis meses

Brasil|

Bolsonaro afirma que conversará com governadores sobre questões econômicas
Bolsonaro afirma que conversará com governadores sobre questões econômicas Bolsonaro afirma que conversará com governadores sobre questões econômicas

Antes de uma videoconferência com governadores do Sudeste, o presidente Jair Bolsonaro disse que a conversa com os executivos estaduais será sobre economia. Entre as medidas a serem anunciadas, segundo Bolsonaro, está a suspensão da dívida dos Estados com a União por seis meses.

Leia mais: Aliados elogiam pronunciamento de Bolsonaro sobre coronavírus

"O que eu vou tratar com eles vai ser a questão das medidas econômicas. Vai ser a dívida dos Estados, que por seis meses não vão pagar, é um dinheiro para a saúde, essas questões econômicas basicamente que vão ser tratadas lá".

O presidente também criticou os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio, Wilson Witzel, por estarem, de acordo com ele, fazendo "demagogia barata" na pandemia do novo coronavírus.

Publicidade

Leia mais: Doria deseja 'serenidade, calma e equilíbrio' a Bolsonaro em reunião

"Alguns poucos governadores, não são todos, em especial Rio e São Paulo, estão fazendo uma demagogia barata em cima disso. Para esconder outros problemas?", declarou Bolsonaro ao deixar o Palácio da Alvorada. "Se colocam junto à mídia como salvadores da pátria, como o Messias que vai salvar os seus Estados e o Brasil do caos. Fazem política o tempo todo. Não é esse o caminho que o Brasil deve seguir".

Publicidade

Os governadores do Sudeste vão cobrar liderança, esclarecimento e mudança de postura de Bolsonaro após seu pronunciamento em cadeia nacional.

Alcolumbre

Publicidade

Bolsonaro também afirmou que pretende ligar para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), após fazer um pronunciamento na noite de terça-feira (24). No discurso, o chefe do Planalto criticou o confinamento da população durante a covid-19 e houve reação no Congresso.

Leia mais: Bolsonaro: 'Se economia colapsa, vamos ficar com o caos e o vírus'

Alcolumbre classificou o discurso como grave e cobrou uma liderança "séria, responsável e comprometida com a vida e a saúde da sua população". Em resposta, Bolsonaro declarou que não iria criticar o parlamentar e citou que o presidente do Senado está com um "problema aí". Alcolumbre foi diagnosticado com coronavírus e está em quarentena.

"Não critico, não. É um direito deles. Mas se eu falo um 'a' contra eles é uma crise institucional, então não vou falar nada. Quero solução", disse Bolsonaro quando questionado sobre a reação de Alcolumbre. "Vou ligar para o Davi hoje. Se bem que ele está confinado, está com um problema aí. Vou ligar para ele."

Exames

O presidente disse ainda que o Hospital das Forças Armadas (HFA) está respaldado por lei ao omitir informações sobre a lista de infectados com o novo coronavírus. Além disso, declarou que as pessoas não são obrigadas a revelar se estão ou não com a doença.

O hospital omitiu ao governo do Distrito Federal dois nomes em uma lista de infectados com a covid-19. Uma relação de 17 infectados, sendo que 15 estão identificados, foi entregue ao governo do DF. O presidente Jair Bolsonaro foi uma das autoridades que fizeram exame no local, mas afirmou nas redes sociais ter testado negativo.

Ao deixar o Palácio da Alvorada, o mandatário questionou a jornalistas se achavam que ele estaria escondendo algo. "Você acha que eu estou escondendo alguma coisa? Está na lei que esses laudos são segredo. Quer que eu te mande a lei? Respeita a lei. Se um tiver aqui, não é obrigado a revelar se está ou não com o vírus."

Ao seu lado, estava o chefe da ajudância de ordens da Presidência, Major Cid, que testou positivo para o coronavírus. O militar afirmou que ficou 14 dias em casa e que correu tudo bem.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.