Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em novo áudio, diretores da J&F conversam sobre ministros do STF

PGR abriu revisão das delações dos executivos da empresa

Brasil|Do R7, com Estadão Conteúdo

Joesley (foto) teria omitido informações em delação
Joesley (foto) teria omitido informações em delação Joesley (foto) teria omitido informações em delação

Os novos áudios da delação de executivos da J&F entregues à PGR (Procuradoria-Geral da República), na semana passada, mostram que o dono da empresa, Joesley Batista, e o diretor Ricardo Saud conversaram sobre três ministros do STF (Supremo Tribunal Federal): Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e a presidente Carmén Lúcia. 

Em nenhuma das gravações há indicação de que os magistrados teriam cometido algum tipo de crime.

O ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo também é citado em trechos das gravações publicados pelo site da revista Veja na manhã de terça-feira (5).

Em determinado momento, Saud e Joesley falam sobre “Fernanda”, referindo-se aparentemente à Fernanda Tórtima, que teria “surtado” quando foi sugerido incluir Cardozo na delação.

Publicidade

"Surtou por causa do Zé, e que sabe que se nós entregar o Zé, nós entrega o Supremo. Falei pro Marcelo: "Marcelo, você quer pegar o Supremo? Entrega o Zé. O Zé entrega o Supremo. Não, que isso, não aguenta meia hora", afirma Joesley na gravação.

Em uma outra parte das gravações, os delatores falam em "dissolver" o Supremo e que "ninguém vai ser preso".

Publicidade

Delação em análise

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, determinou na noite desta segunda-feira (4) a abertura de investigação que pode levar à rescisão do acordo de delação premiada de Joesley Batista e mais dois delatores do grupo J&F - os executivos Ricardo Saud e Francisco de Assis Silva.

Publicidade

A decisão foi tomada com base no áudio de conversa entre Joesley e Saud entregue à PGR em 31 de agosto. A conversa revelaria o que Janot chamou de indícios de "crimes gravíssimos" envolvendo Marcelo Miller, ex-procurador que foi seu auxiliar.

"Além disso, há trechos no áudio que indicam a omissão dolosa de crimes praticados pelos colaboradores, terceiros e outras autoridades, envolvendo inclusive o STF", diz o pedido entregue por Janot ao Supremo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.