Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Na despedida do STF, Barbosa diz: 'Quero poder caminhar livremente e entrar no bar com os amigos'

Ministro se aposenta, avisa que não tem interesse por política e descarta disputar eleições

Brasil|Kamilla Dourado, do R7, em Brasília

Descontraído, Barbosa conversou com os jornalistas após a sessão
Descontraído, Barbosa conversou com os jornalistas após a sessão Descontraído, Barbosa conversou com os jornalistas após a sessão

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, se despediu nesta terça-feira (1º) da mais alta Corte do País e avisou: o primeiro plano após a aposentadoria é aproveitar os amigos e descansar.

— Quero poder caminhar livremente pelas ruas, entrar no bar com amigos com a maior tranquilidade.

Barbosa afirmou que, depois da aposentadoria, será "um cidadão como outro qualquer, absolutamente livre para tomar as posições que eu entender necessárias e apropriadas para o momento devido".

— Aqueles que acompanham a minha atuação aqui, há anos, saberão com certeza o que eu vou fazer e o que eu evitarei de fazer.

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil e Política

Relembre a trajetória profissional de Joaquim Barbosa, algoz dos mensaleiros

Publicidade

Política

Aliviado e cordial com os jornalistas ao fim da sessão do Supremo, Barbosa disse que não queria receber homenagens de ministros e colegas no plenário: “Não sou dessas coisas”.

Publicidade

Sobre política, mais uma vez Barbosa disse que não pretende disputar cargos públicos no futuro, apesar de ser aclamado nas ruas do País depois da condenação dos mensaleiros.

— A política não tem, na minha vida, essa importância toda, a não ser como objeto de estudo, de reflexões. Mas [falo de] uma política no senso bem elevado. Não tenho esse apreço todo por essa política do dia a dia. Isso não tem grande interesse pra mim.

Na despedida da Corte, Barbosa quebrou o protocolo, conversou por quase 15 minutos com os jornalistas e ainda posou para fotos com a imprensa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.