Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Brasília recebe mostra em homenagem ao cineasta baiano Geraldo Sarno

Serão exibidos 26 filmes no CCBB de 23 de maio até 11 de junho; diretor de cinema morreu em 2022 por covid-19

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília


Obras do cineasta Geraldo Sarno são exibidas em Brasília
Obras do cineasta Geraldo Sarno são exibidas em Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília recebe a Retrospectiva Geraldo Sarno com 26 obras do cineasta baiano, considerado uma das referências do cinema brasileiro moderno. A programação começa nesta terça-feira (23) e continua até 11 de junho. Geraldo Sarno morreu aos 83 anos, em fevereiro de 2022, vítima da Covid-19.

A mostra terá nove longas, cinco médias e 12 curtas-metragens, dos gêneros de documentário e ficção. Além da exibição dos filmes, a programação terá dois debates sobre as obras do artista, nos dias 27 de maio e 3 de junho. Um catálogo com um acervo de escritos, fotografias e arquivos de Geraldo Sarno também será lançado durante o evento. A Retrospectiva Geraldo Sarno tem curadoria de Ewerton Belico e Leonardo Amaral, e os ingressos custam a partir de R$ 5. Clique aqui para mais informações.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Em 2008, o diretor e roteirista recebeu o prêmio de melhor direção no Festival de Brasília, com o filme “Tudo Isto me Parece um Sonho”, que conta a história do general pernambucano Ignácio Abreu e Lima, que participou da batalha da libertação da Colômbia, Venezuela e Peru, da Coroa Espanhola no século 19.

O cineasta Geraldo Sarno

O diretor e roteirista baiano teve uma carreira de cinco décadas, retratando a herança cultural e espiritual afro-brasileira, a literatura de cordel, os santeiros, a memória do cangaço, o artesanato e outras tradições brasileiras. Geraldo Sarno fez parte do projeto Caravana Farkas, para realização documental capitaneado entre o final dos anos 1960 e começo dos anos 1970.

Publicidade

Segundo levantamento do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), o interesse de Sarno pelo cinema surgiu nas sessões que frequentava em sua cidade. Durante uma viagem a Cuba, em 1962, o artista resolveu estudar cinema, deixando uma recém formatura em direito e aprovação no concurso público no Tribunal Regional do Trabalho de Salvador.

Em 23 de fevereiro de 2022, o cineasta morreu aos 83 anos, devido complicações da Covid-19. Ele estava internado no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela unidade de saúde.

Publicidade

Serviço

Retrospectiva Geraldo Sarno

Quando: 23/05 a 11/06 

Horário: Consultar programação

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil

Valor: a partir de R$ 5

Clique aqui para saber mais

*Sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.