Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Casa Branca critica Lula e diz que Brasil está 'papagueando' propaganda sobre a guerra

Presidente brasileiro afirmou que EUA têm encorajado o conflito entre Rússia e Ucrânia; União Europeia também repudia o petista

Brasília|Augusto Fernandes, do R7, em Brasília

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República, durante cerimônia no Palácio do Planalto
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República, durante cerimônia no Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República, durante cerimônia no Palácio do Planalto

O governo dos Estados Unidos criticou, nesta segunda-feira (17), o posicionamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra na Ucrânia e afirmou que o Brasil está "papagueando" o discurso adotado pela Rússia para negar que tem culpa pelo conflito.

Nos últimos dias, o mandatário brasileiro afirmou que os Estados Unidos têm encorajado a manutenção da guerra e que a Ucrânia é tão responsável quanto a Rússia pelo que tem acontecido.

Em entrevista a jornalistas, o chefe de comunicação do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, lamentou que o Brasil esteja menosprezando os fatos e tenha evitado condenar a Rússia pela guerra.

Francamente%2C neste caso%2C o Brasil está papagueando a propaganda russa e chinesa sem observar os fatos em absoluto. É profundamente problemático como o Brasil abordou essa questão de forma substancial e retórica%2C sugerindo que os Estados Unidos e a Europa de alguma forma não estão interessados na paz ou que compartilhamos a responsabilidade pela guerra.

(John Kirby, chefe de comunicação do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca)

A paz está muito difícil. O presidente da Rússia%2C Vladimir Putin%2C não toma iniciativa de paz%2C o [presidente da Ucrânia] Volodymyr Zelensky não toma iniciativa de paz. A Europa e os Estados Unidos terminam dando a contribuição para a continuidade desta guerra. A construção da guerra foi mais fácil do que será a saída da guerra%2C porque a decisão da guerra foi tomada por dois países.

(Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente do BrasilE DO BRASIL)

Em viagem aos Emirados Árabes Unidos no último fim de semana, Lula reclamou do posicionamento de Estados Unidos e da União Europeia diante da guerra.

Publicidade

Leia também

A menção dele à Europa foi rebatida pelo porta-voz da Comissão Europeia para Negócios Estrangeiros e Políticas de Segurança, Peter Stano. "Não é verdade que os EUA e a União Europeia estejam ajudando a prolongar o conflito. A verdade é que a Ucrânia é vítima de uma agressão ilegal, uma violação da Carta das Nações Unidas", afirmou a jornalistas.

"Em referência às falas do presidente brasileiro, gostaria de lembrar apenas alguns fatos básicos. O fato número um é que a Rússia, e apenas a Rússia, é responsável pela agressão ilegítima e não provocada contra a Ucrânia. Então, não há dúvidas sobre quem é o agressor e quem é a vítima", acrescentou Stano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.