Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ciro Nogueira diz que fará oposição ao governo Lula

A partir de janeiro de 2023, ministro-chefe da Casa Civil voltará a exercer a função de senador, com mandato que segue até 2026

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, durante evento público
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, durante evento público O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, durante evento público

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI), afirmou ao R7 nesta terça-feira (6) que será oposição ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O piauense é um dos homens de confiança de Jair Bolsonaro (PL) e, a partir de janeiro de 2023, voltará a exercer a função de senador, com mandato que vai até 2026.

Nogueira assumiu a Casa Civil em julho de 2021. Com a então nomeação do representante do centrão, o governo buscava fortalecer a base de apoio no Congresso Nacional. Além disso, o partido do ministro, o PP, tentou fazer com que Bolsonaro se filiasse à legenda para disputar as eleições deste ano, mas foi preterido pelo PL.

Em novembro de 2017, durante entrevista à TV Meio Norte, o ministro chamou o atual presidente de "fascista" e sugeriu que votaria em Lula para a eleição presidencial de 2018. "O Bolsonaro eu tenho muita rejeição porque é um fascista. Ele tem um caráter fascista, preconceituoso. [...] O melhor presidente da história deste país, principalmente para o Piauí e para o Nordeste [referindo-se a Lula]. Não me vejo na eleição votando contra o Lula, por tudo o que ele fez, tudo o que ele tirou de miséria desse povo", disse à época.

O PL, comandado por Valdemar Costa Neto, também informou que fará oposição a Lula. "A maioria dos deputados e senadores escolhidos pela nação são defensores do mesmo ideal que o PL defende. Ideias, valores e bandeiras que foram glorificados com a chegada do presidente Bolsonaro ao nosso partido. Portanto, o PL não renunciará às suas bandeiras de ideias", afirmou o dirigente partidário em novembro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.