Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CLDF adia votação das emendas da Lei de Uso e Ocupação do Solo

Distritais retomarão discussão na terça (22) após concordarem que alterações não deveriam ser avaliadas em plenário

Brasília|Rossini Gomes, do R7, em Brasília

Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal

Os deputados distritais decidiram adiar para a próxima terça-feira (22) a votação das emendas ao Projeto de Lei Complementar 69/2020, que altera a Luos (Lei de Uso e Ocupação do Solo) do Distrito Federal. A apreciação do texto estava prevista para esta terça (15), mas os parlamentares concordarem que as alterações não deveriam ser avaliadas em plenário.

De acorco com a CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal), "o projeto em tramitação busca corrigir falhas na unificação de planos diretores locais, incluir novas regiões administrativas e áreas consolidadas".

O distrital Chico Vigilante (PT) advertiu que duas comissões da Casa ainda não haviam se manifestado com relação à Luos. "Está sendo apresentada uma enxurrada de emendas, e é importante apreciar todas, porque tenho medo do que pode ser feito da Luos", defendeu, recebendo o apoio do deputado Agaciel Maia (PL) e do Professor Reginaldo Veras (PDT).

Também alinhada com os parlamentares, a deputada Arlete Sampaio (PT) antecipou o voto durante o discurso anterior à apreciação do texto. "Eu votarei a favor, mas a gente precisa conversar depois", assegurou, alegando que a votação "não é uma revisão, é uma antecipação daquilo que virá da Luos".

Publicidade

Diante dos pedidos, o deputado e presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB), solicitou aos parlamentares que encaminhem as emendas ao projeto às devidas comissões até esta sexta-feira (18). "Faço um apelo para que os senhores apresentem as emendas para que as comissões possam deliberar cada uma delas. Quero pedir que efetivamente findemos o compromisso com a CCJ [Comissão de Constituição e Justiça] e da Comissão de Orçamento [Comissão de Economia, Orçamento e Finanças]", pediu o presidente.

Lei de 2019

A Luos "estabelece normas para a ocupação de áreas em todo o território do DF e foi aprovada no fim do governo anterior, tendo sido sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) em 2019", conforme detalha a CLDF.

A Lei Complementar nº 948/2019 foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal em 17/01/19. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a lei "consolida e unifica as normas urbanísticas vigentes no Distrito Federal e, com isso, busca reduzir a burocracia na aprovação de projetos. Outra função é tornar mais claros à população os critérios de construção de edificações no território.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.