Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confederação Israelita Brasil condena ações violentas em Brasília

CONIB divulgou nota oficial ressaltando que espera que os responsáveis pelos atos antidemocratas sejam punidos

Brasília|Do R7

Manifestantes extremistas invadem o Congresso Nacional, em Brasília
Manifestantes extremistas invadem o Congresso Nacional, em Brasília Manifestantes extremistas invadem o Congresso Nacional, em Brasília

A Confederação Israelita Brasil (CONIB) divulgou, nesta segunda (9), nota oficial condenando e repudiando "com veemência" os atos antidemocráticos deste domingo (8), em Brasília. Segundo a CONIB, os responsáveis devem ser "punidos de acordo com a lei".

"A CONIB condena e repudia com veemência as ações violentas e antidemocráticas ocorridas em Brasília e espera que os responsáveis sejam punidos de acordo com a lei. Numa democracia, esse tipo de ação não pode ser tolerado", diz a nota.

Invasões

Vídeos publicados nas redes sociais mostram o momento em que os manifestantes subiram a rampa do Congresso Nacional e invadiram a parte superior, onde ficam as cúpulas do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além do Salão Verde, localizado dentro do edifício.

Depois, o grupo tentou invadir, com sucesso, o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, local onde o presidente da República despacha, em Brasília.

Publicidade

Manifestantes invadiram, ainda, o edifício do STF. No local, vidros foram quebrados e objetos destruídos nas dependências da Corte. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram inicialmente que a porta que o ministro Alexandre de Moraes utiliza para guardar a toga foi arrancada.

No início da madrugada de segunda (9), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afastou o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), do cargo por, pelo menos, 90 dias e deu o prazo de 24 horas para que os acampamentos dos manifestantes sejam desmontados. Nesta segunda (9), a Polícia Militar do DF (PMDF) foi enviada ao Quartel General do Exército e os manifestantes começaram a ser retirados do local.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decretou intervenção federal na segurança do DF. Ainda nesta segunda, o Congresso Nacional se reunirá para votar o decreto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.