Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Defesa de Bolsonaro entrega à PF armas que ex-presidente ganhou de presente

Fuzil e pistola dados a Bolsonaro pelo governo dos Emirados Árabes Unidos foram entregues em Brasília

Brasília|Do R7, em Brasília

Advogados de Bolsonaro entregam armas à PF - 24/3/2023
Advogados de Bolsonaro entregam armas à PF - 24/3/2023 Advogados de Bolsonaro entregam armas à PF - 24/3/2023

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou nesta sexta-feira (24) à Polícia Federal (PF) duas armas que o ex-chefe do Executivo recebeu de presente do governo dos Emirados Árabes. Dois advogados de Bolsonaro chegaram à sede da PF em Brasília por volta das 12h. A entrega dos armamentos foi determinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nessa quarta-feira (22). 

Segundo a PF, o fuzil da marca Caracal, modelo CAR 816, calibre 5,56 e uma pistola da mesma marca, modelo 1911, calibre 9x19mm serão periciados, acautelados e permanecerão à disposição do TCU.

Mais cedo, foi entregue à Caixa Econômica Federal um conjunto de joias composto por relógio, caneta, anel, abotoaduras e masbahaque (um tipo de rosário), que também foi um presente enviado a Bolsonaro. 

Outras joias que o governo Bolsonaro tentou trazer ilegalmente ao país, avaliadas em R$ 16,5 milhões, ficaram retidas na Receita Federal. Um colar, um anel, um relógio e um par de brincos de diamantes eram presentes do regime saudita para o então presidente e a primeira-dama Michelle Bolsonaro e foram apreendidas no aeroporto de Guarulhos.

Publicidade

As joias estavam na mochila de um militar, assessor do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que viajou ao Oriente Médio em outubro de 2021.

O caso também é alvo de um pedido da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) protocolado na Câmara dos Deputados em 8 de março. No requerimento, parlamentares argumentaram que é necessário investigar as denúncias da entrada irregular das joias no país. "As condutas incorrem no completo desrespeito aos princípios que regem a vida e os agentes públicos", diz o pedido.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.