Brasília Desembargador José Amilcar toma posse como presidente do TRF-1

Desembargador José Amilcar toma posse como presidente do TRF-1

Corte é responsável por julgar recursos contra decisões da primeira instância federal apresentados em 13 estados e no DF

  • Brasília | Renato Souza, do R7, em Brasília

José Amilcar Machado toma posse como presidente do TRF-1

José Amilcar Machado toma posse como presidente do TRF-1

Divulgação/TRF-1 - Arquivo

O desembargador federal José Amilcar Machado assumiu a presidência do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), nesta segunda-feira (18), em audiência realizada na corte, em Brasília. Amilcar foi eleito pelos pares na sessão de 10 de fevereiro. 

No mesmo evento, no cargo de vice-presidente, assumiu a desembargadora federal Ângela Catão Alves e, como corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região, a desembargadora federal Mônica Sifuentes. O mandato da nova gestão vale por dois anos.

Os tribunais regionais federais são a segunda instância de Justiça Federal. Eles são responsáveis por julgar principalmente recursos contra decisões da primeira instância que envolvam a União, autarquias, fundações e empresas públicas federais.

O TRF-1 é responsável por ações que tramitam em 14 unidades da federação, que representam mais de 80% do território nacional. São elas: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Últimas