Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

DF terá salto no número de casos de Covid-19 nos próximos 45 dias

Nº de casos positivos em postos de testagem do governo subiu de 5%, na semana do Natal, para 26%, na primeira semana de janeiro

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília

Vacina contra a Covid-19
Vacina contra a Covid-19 Vacina contra a Covid-19

O Distrito Federal se prepara para um grande aumento no número de casos de Covid-19 nos próximos 45 dias. É o que informou a Secretaria de Saúde na tarde desta quinta-feira (6). O motivo é a variante Ômicron, de alta transmissibilidade. Ela explica o aumento no número de casos positivos de Covid nos postos de testagem do governo – houve um salto de 5% do total, na semana de Natal, para cerca de 24%, nesta primeira semana de janeiro.

De acordo com o secretário adjunto de Assistência à Saúde, Fernando Damasceno, o governo continuará a estimular a testagem da população. A intenção, segundo ele, é manter os doentes em casa para frear o aumento no número de casos. Ainda assim, Damasceno afirmou que, se for necessário, a pasta vai remobilizar leitos de UTI para atender aos casos mais graves.

“Estamos testando muito mais. Estamos distribuindo testes a todos os pontos da rede. Vamos atrás de mais testes, para testar em grande quantidade. A Ômicron vai nos exigir respostas rápidas, e passar para a população. Na maioria, os casos são de adultos jovens de 20 a 40 anos”, afirmou Damasceno, que também ressaltou a importância de a população se vacinar.

Com a vacinação, a expectativa é que o aumento acentuado no número de casos não venha acompanhado de uma grande mortalidade. A expectativa é que os contaminados apresentem sintomas leves, mesmo com a notícia do aumento esperado e a alta na taxa de transmissão da Covid-19, que atingiu 1,45. A taxa acima de 1 indica o risco de a pandemia sair do controle.

Publicidade

Leia também

Um indicador de 1,45 significa que cada 100 pessoas contaminadas transmitem a doença para outras 145. Trata-se do maior número desde outubro de 2020, quando começou a série. A alta já era indicada nesta quarta (5), quando a taxa chegou a 1,27.

Outro indicador de alta na transmissão é o resultado dos testes de Covid-19 nos pontos de coleta do governo. Entre a segunda (3) e a terça (4), técnicos da Secretaria de Saúde fizeram 1.563 exames. Desses, 325 deram positivo para o vírus — ou um a cada cinco realizados na Rodoviária do Plano Piloto, no Aeroporto Internacional de Brasília Presidente JK e nas UBSs (unidades básicas de saúde) 1, na 612 Sul, e 2, na 114/115 Norte.

Publicidade

Só no aeroporto, conforme o R7 havia divulgado, entre 27 de dezembro e 3 de janeiro, foram feitos 151 testes. Desse total, 40 pessoas, mais de um quarto dos testados, apresentaram resultado positivo para Covid 19, sendo 36 passageiros e quatro funcionários do terminal aéreo.

A Secretaria de Saúde do DF informou que os postos para ampla testagem da população funcionam de segunda a sexta, de 8h às 17h, para pessoas com sintomas de Covid-19 ou que tiveram contato com contaminados, mesmo que tenham o esquema vacinal completo. Quem teve contato com pessoas com a doença deve esperar cinco dias para fazer o teste.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu cancelar as festividades públicas e privadas de Carnaval. A decisão foi tomada nesta quinta-feira. O motivo é o aumento no número de casos de Covid-19 no DF e, também, no número de casos de influenza.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.