Brasília Carnaval de rua e festas privadas serão proibidos no DF em 2022

Carnaval de rua e festas privadas serão proibidos no DF em 2022

Governador Ibaneis Rocha vai editar decreto para regulamentar a medida 

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Carnaval

Carnaval

Portal Correio

Na esteira de cancelamentos em outras capitais, o Distrito Federal também não terá festas de Carnaval em 2022. Pelo segundo ano seguido, o descontrole da pandemia de Covid-19 impediu a realização do evento. O governador do DF, Ibaneis Rocha, confirmou ao R7 que vai editar um decreto para proibir o Carnaval de rua e também celebrações privadas. A medida será publicada no Diário Oficial do DF em breve.

Outras 11 capitais cancelaram a festa neste ano: Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís.

A definição do GDF veio após o aumento nos diagnósticos de coronavírus na cidade. O boletim epidemiológico mais recente, divulgado pela Secretaria de Saúde, informa que a taxa de reprodução do vírus está em 1,27. Isso mostra que a pandemia está em aceleração na capital federal. O índice anterior era de 1,12. 

Com o avanço da variante Ômicron, o número de casos de Covid-19 tem aumentado nas últimas semanas: nesta quarta-feira (5), 760 novos diagnósticos de infecção pelo coronavírus foram notificados no DF.  Atualmente, segundo o painel Infosaúde, há 3.117 casos ativos da doença na cidade.

Outra preocupação é com o avanço das infecções também por influenza. Além das contaminações isoladas, há pelo menos 26 pacientes no DF diagnosticados com as duas doenças: gripe e Covid-19, a chamada "flurona". 

Últimas