Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Entidades pedem que solução definitiva para desoneração seja discutida na Reforma Tributária

Em manifesto, movimento Desonera Brasil pede diálogo com governo federal para evitar precarização dos empregos

Brasília|Do R7, em Brasília

Manifesto pede solução para custo dos empregadores
Manifesto pede solução para custo dos empregadores Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em manifesto divulgado quinta-feira (29), o movimento Desonera Brasil propôs ao governo federal um diálogo para se chegar, dentro da reforma tributária, a uma solução definitiva para o custo de gerar empregos formais no Brasil. De acordo com o manifesto, o grupo pede uma solução não somente para os 17 setores responsáveis por 9 milhões de empregos formais, mas para a economia produtiva como um todo.

O manifesto destaca que ao longo de 2023, durante a tramitação do projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento dos 17 setores que mais empregam no país, o governo federal não apresentou propostas alternativas à política pública aprovada pelo Legislativo. "O Congresso Nacional, democraticamente e por ampla maioria, converteu o PL [projeto de lei] na Lei 14.784/2023, estabelecendo um novo marco legal pela manutenção dos empregos e da competitividade empresarial", afirma o documento.

O manifesto conclui que sempre esteve aberto ao amplo diálogo, como fez durante os meses da tramitação do PL 334, mas que nunca foi procurado pelo governo federal para discussões sobre o assunto.

Lula revoga trecho de medida provisória e mantém desoneração da folha de 17 setores da economia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na terça-feira (27) a revogação do trecho da MP (medida provisória) que reonerava a folha de pagamento de 17 setores que mais empregam na economia brasileira. O governo aceitou discutir o assunto via projeto de lei - que diferentemente da MP não tem efeito imediato. 

Publicidade

O governo manteve o fim do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos). O programa tinha sido aprovado em março de 2021 para diminuir os impactos pela pandemia de Covid-19 aos setores de entretenimento, responsáveis por um faturamento anual de R$ 314,2 bilhões e por 3,5 milhões de empregos. Também não foi revogado o trecho que reonera a folha de pagamento dos municípios com até 142,6 mil habitantes.

O que a desoneração da folha representa

Com a desoneração da folha de pagamento, em vez de o empresário pagar 20% sobre a folha do funcionário, o tributo pode ser calculado com a aplicação de um percentual sobre a receita bruta da empresa, que varia de 1% a 4,5%, de acordo com o setor.

Sem a desoneração, 1 milhão de vagas de emprego podem ser perdidas, segundo levantamento feito por associações, entidades de classe e sindicatos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.