Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fazenda deve indicar Rafael Dubeux para Conselho de Administração da Petrobras

Indicação deve ser formalizada nos próximos dias; advogado precisa do aval do Ministério de Minas e Energia e da Casa Civil

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Dubeux é secretário-executivo-adjunto da Fazenda
Dubeux é secretário-executivo-adjunto da Fazenda Dubeux é secretário-executivo-adjunto da Fazenda (Washington Costa/MF)

O Ministério da Fazenda deve indicar o secretário-executivo-adjunto Rafael Dubeux para o Conselho de Administração da Petrobras. A informação foi confirmada por integrantes da pasta e a indicação deve ser formalizada nos próximos dias. 

Dubeux precisa do aval do Ministério de Minas e Energia e da Casa Civil. Depois, o nome é avaliado em votação do Conselho de Administração Civil.

Na última sexta-feira (8), as ações da Petrobras fecharam em queda de 10,5%, o que significou perda de valor de mercado de R$ 55 bilhões em apenas um dia. O ruído no mercado ocorreu após o anúncio de que a empresa, comandada por Jean Paul Prates, iria reter os dividendos extraordinários, avaliados em R$ 43,9 bilhões. A decisão de não distribuir os recursos foi uma orientação do próprio governo.

Na votação do Conselho de Administração sobre o tema, cinco conselheiros indicados pelo Executivo e a representante dos trabalhadores foram contra a distribuição. Os quatro representantes de acionistas minoritários votaram a favor da distribuição de 100%. Segundo Prates, a diretoria da estatal inicialmente propôs 50% dos dividendos extraordinários para reserva e 50% para pagamento agora. Diante da resistência, ele se absteve de votar na reunião.

Publicidade

Leia mais: Inflação volta a acelerar em fevereiro, puxada pelo reajuste das mensalidades escolares

O presidente da Petrobras se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última segunda-feira (11). O petista decidiu manter Jean Paul no cargo. Ele tem dado amostras ininterruptas de que pretende usar as empresas estatais diretamente dentro do plano de governo, embora a Petrobras seja uma empresa aberta, com ações em bolsa e sócios minoritários.

Publicidade

Quem é Dubeux

Dubeux é doutor em relações internacionais pela UnB (Universidade de Brasília), com tese sobre inovação em energia de baixo carbono. O secretário integra a carreira de advogado da União desde 2005 e já ocupou diversos cargos na administração pública, como secretário de desenvolvimento econômico, ciência, tecnologia e inovação na Prefeitura do Recife e chefe da assessoria especial do ministro da Fazenda. É autor dos livros "Desenvolvimento e Mudança Climática" e "Inovação no Brasil e na Coreia do Sul".

Nos bastidores, a ideia da indicação é fortalecer o Plano de Transformação Ecológica, uma vez que Dubeux domina o assunto no Ministério da Fazenda. O secretário-executivo esteve em ao menos dois lançamentos do programa com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Dubai (Emirados Árabes Unidos) e em Nova York (Estados Unidos). 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.