Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Fim dos cercadinhos' e 'combate a fake news', diz Paulo Pimenta ao assumir Comunicação Social

O ex-deputado federal tomou posse nesta terça-feira (3) como ministro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva

Brasília|Do R7, em Brasília

Ministro da Secom, Paulo Pimenta, durante cerimônia de posse, em Brasília
Ministro da Secom, Paulo Pimenta, durante cerimônia de posse, em Brasília Ministro da Secom, Paulo Pimenta, durante cerimônia de posse, em Brasília

O famoso "cercadinho", criado no jardim do Palácio da Alvorada pelo governo Bolsonaro para falar com a imprensa e receber apoiadores, será extinto pela nova gestão, garantiu Paulo Pimenta ao tomar posse como ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, nesta terça-feira (3). Outra medida anunciada pelo novo ministro é a de combate a fake news, o que chamou de "realidade paralela".

"Combater as mentiras, as fake news, essa realidade paralela, não é uma tarefa simples. Por isso, senhoras e senhores, esse tema tem que ser um tema central. Durante o nosso governo, o Palácio do Planalto, os ministérios da esplanada serão transparentes e eficientes", garantiu.

Segundo o ministro, a comunicação social foi prejudicada nos últimos anos por uma "norma de sonegação de informação". "Nos últimos anos, ergueram-se muros, barreiras, poucos falaram muito, nem sempre com qualidade, se negaram a ouvir a ciência, as instituições, os deficientes e os mais vulneráveis. Vamos ouvir o povo brasileiro. No governo Lula, não haverá cercadinho, ofensas ou ameaças. Jornalistas serão respeitados", completou.

A cerimônia de transmissão de cargo aconteceu na tarde desta terça (3), no Palácio do Planalto.

Transparência

Uma das promessas de Lula era garantir transparência a atos do governo Bolsonaro protegidos por um sigilo de cem anos. No dia da posse, o presidente assinou um despacho para determinar à Controladoria-Geral da União (CGU) a reavaliação, no prazo de 30 dias, de decisões de sigilo sobre documentos e informações da administração pública federal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.