Apoiadores de Bolsonaro são autorizados a entrar no Alvorada
Grupo que veio a Brasília para o 7 de Setembro e permaneceu na capital visitou palácio na manhã desta sexta
Brasília|Daniel Trevor, da Record TV, e Lucas Nanini, do R7, em Brasília
Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que vieram a Brasília para as manifestações de 7 de Setembro foram autorizados a entrar no Palácio da Alvorada na manhã desta sexta-feira (10). Pelo menos 130 pessoas puderam visitar a residência do chefe do Executivo.
A entrada no Palácio da Alvorada é organizada pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI). Por questão de segurança, normalmente entram de 40 a 50 pessoas por dia.
Geralmente, a visita acontece depois que o presidente recebe os apoiadores em um espaço dentro do jardim da Alvorada, conhecida como "cercadinho". Na visita desta sexta-feira, uma mulher passou mal. Ela foi atendida pela segurança do palácio.
Existe um forte esquema de segurança para entrar no local. Entre as medidas, está a instalação de portal detector de metais, pelo qual todos os visitantes devem passar.
Na Esplanada
Outro grupo de manifestantes vindos à capital para o ato no dia da Independência do Brasil permanecia na Esplanada dos Ministérios nesta manhã. Eles negociam a saída do local, que está interditado.
A Secretaria de Segurança Pública do DF estuda estratégias para fazer a retirada dos manifestantes de forma pacífica. A estimava do governo é de que 5 mil pessoas circulam pela Esplanada, em meio a caminhões, trailers e ônibus. Parte dos veículos está no gramado do Teatro Nacional e não pode acessar a via, bloqueada na altura da Catedral Metropolitana.
A região central de Brasília está interditada desde a última segunda-feira (6), quando o grupo começou a chegar para os atos em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em 7 de Setembro. Para o próximo domingo (12), há previsão de novos protestos, desta vez de grupos contrários ao governo.