Brasília Na Bélgica, Janja se reúne com primeiras-damas de países da América Latina e Caribe

Na Bélgica, Janja se reúne com primeiras-damas de países da América Latina e Caribe

Encontro ocorreu em Bruxelas, capital belga, onde o presidente Lula participa da cúpula entre países latino-americanos e europeus

  • Brasília | Bruna Lima, do R7, em Brasília

Janja e primeiras-damas da América Latina e Caribe

Janja e primeiras-damas da América Latina e Caribe

Cláudio Kbene/Divulgação

A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, participou nesta terça-feira (18) do primeiro encontro com as demais mulheres dos presidentes da América Latina e do Caribe. O encontro ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, onde acontece a cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia.

"Esse foi meu primeiro encontro com as demais representantes, e nele apresentei um breve panorama dos últimos anos do Brasil e de como, junto com o presidente Lula, tenho trabalhado pela reconstrução do nosso país", escreveu Janja após a reunião. 

Na fala, a primeira-dama destacou o papel das mulheres na política e no combate à misoginia. "Precisamos buscar um protagonismo para as mulheres. Podemos construir um horizonte com relação ao papel que queremos desenvolver nas nossas sociedades", disse. 

O encontro entre as primeiras-damas da América Latina e do Caribe surgiu como um espaço de debate de temas comuns que afetam as populações mais vulneráveis. 

Cúpula em Bruxelas

Janja acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Bruxelas. Na manhã desta terça, Lula participou de um café da manhã com diversas lideranças de governos, partidos e movimentos progressistas da América Latina, do Caribe e da Europa. 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

Além do petista, participaram do encontro os presidentes Alberto Fernández (Argentina), Gabriel Boric (Chile) e Gustavo Petro (Colômbia), o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Fredricksen, o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, entre outros. O governo do México foi representado pela secretária de Relações Exteriores, Alícia Barcena.

Segundo o Planalto, o evento foi organizado pelo ex-primeiro-ministro da Suécia Stefan Löfven, líder do Partido Socialista Europeu, que atua dentro do Parlamento da União Europeia.

À tarde, Lula participa da plenária da cúpula entre a Celac e a União Europeia. A abertura da cúpula ocorreu nesta segunda-feira (17) e discutiu temas relacionados a mudança do clima, comércio e desenvolvimento sustentável, inclusão social, recuperação econômica pós-pandemia, transição energética, transformação digital justa e inclusiva, migrações, entre outros assuntos.

Últimas